Sedes

A Cátedra Globalização e Mundo Emergente Fiesp – Sorbonne  possui escritórios nas cidades de Paris (França) e em São Paulo (Brasil).

Em Paris, ela se encontra na Faculdade de Direito, no 12, Place du Panthéon, localizado no 5º arrondissement.

Considerada a primeira Faculdade de Direito na França, ela foi criada em 1679 por Luis XIV. Parte de seu prédio histórico foi projetado pelo arquiteto Soufflot e inaugurado em 1772. A Faculdade de Direito toma a forma que ela tem hoje apenas em 1900, quando o espaço físico dedicado a faculdade praticamente duplica.

Faculdade de Direito da Universidade de Paris foi criada em 1679 por Luis XIV.

 

Hoje duas universidades dividem o prédio histórico da faculdade, a Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e a Universidade Paris 2 Panthéon-Assas.

Mais informações: brasil@univ-paris1.fr

O prédio da Fiesp: referência arquitetônica para a cidade e para o país. Foto: Julia Moraes/Fiesp

O prédio da Fiesp: referência arquitetônica para a cidade e para o país. Foto: Julia Moraes/Fiesp

 

Em São Paulo, em pleno coração financeiro, está o edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista, 1313,

Em formato piramidal, esse edifício icônico foi inaugurado em 1979 e, até hoje, considerado um dos cartões postais da cidade. Sua arquitetura imponente representa a vocação da cidade e da instituição, em promover o desenvolvimento econômico.

Ao longo de dezesseis andares estão instalados as mais importantes instituições representativas do setor produtivo, como o Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), o Instituto Roberto Simonsen, as sedes de diversos sindicatos patronais, além do Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso.

Mais informações: sorbonne@fiesp.com

Para saber mais sobre a história do edifício-sede Fiesp, clique aqui.