[ editar ]
 
 
 
   
INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Logística e Transportes
São Paulo - 14/06/2011


Indústria tem importância vital no reparo da infraestrutura defasada no Brasil

Para Carlos Cavalcanti, País desempenhará posição central no conjunto da segurança energética


Carlos Cavalcanti, diretor-titular do Deinfra da Fiesp, discursa na abertura do Encontro

Em discurso de abertura do 6º Encontro de Logística e Transportes "Brasil Sem Medo de Crescer", o diretor-titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp, Carlos Cavalcanti, destacou a importância do papel da indústria no reparo da defasada infraesturtura do Brasil pelos próximos anos. Ressaltando a necessidade de rever a situação portuária do Brasil, ele disse ainda que as empresas têm participação fundamental na construção de novos estaleiros.

"Nosso país desempenhará posição central no conjunto da segurança energética. O pré-sal e o etanol asseguram ao Brasil o interesse das nações como potência mundial", disse Cavalcanti, acrescentando que "estamos agora diante da oportunidade e do desafio de atingir 5,4 milhões de barris de óleo equivalente de produção diária em 2020."

A Comissão de Viação e Transportes fará uma audiência pública nesta terça-feira (14) para discutir o sistema portuário nacional. O debate foi proposto pelo deputado Alberto Mourão (PSDB-SP), presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis, cujo objetivo é identificar soluções para os problemas envolvendo a logística dos portos.

O principal desafio para o setor é a questão jurídica. Inúmeros contratos de concessão estão perto do fim e não há negociações em andamento para eventuais prorrogações.

Cavalcanti alertou para a necessidade do escoamento das commodities pelos portos brasileiros e pediu pela implantação de uma empresa estatal de planejamento logístico. "O mais nobre papel do Estado, e não pode ser substituído pelo setor privado, é a sua função de planejador", completou o diretor da Fiesp.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e açúcar, o maior exportador de frango do mundo e um dos principais exportadores de etanol.

  • Confira aqui a íntegra do discurso do diretor-titular do Deinfra/Fiesp, Carlos Cavalcanti


  • Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

    LEIA MAIS

    Inicia-se em SP o 6º Encontro de Logística e Transporte da Fiesp

    Evento da Fiesp é divulgado em portal de especialistas

    Brasil de volta aos trilhos

    Fiesp chama governo e setor de transportes para debater logística em evento em SP

    Falta de planejamento em transporte e logística custa caro ao Brasil

    Acompanhe as notícias do Encontro no Twitter