[ editar ]
 
 
 
   
INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Logística e Transporte
São Paulo - 14/06/2011


Concessão de aeroportos anunciada pelo governo é detalhada no Encontro de Logística

Infraero será sócia minoritária nos Aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília


Rogério Coimbra: Infraero será sócia minoritária na concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília
O secretário de política regulatória da Secretaria de Aviação Civil, Rogério Teixeira Coimbra, afirmou nesta terça-feira (14), durante o 6º Encontro de Logística e Transportes da Fiesp, que a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília terão a participação da Infraero como sócia minoritária.

Ao contrário do modelo adotado na primeira concessão ocorrida no Aeroporto Gonçalo de Amarante, que contou com participação zero da Infraero, desta vez a empresa poderá participar com até 49% do controle do aeroporto; o restante ficará sob o domínio privado. “Outros modelos de concessão estiveram em estudo, mas optamos pelo modelo de concessão tradicional”, informou Coimbra.

Fernando Osório, membro da Worldwide Airports Lawyers Association - Wala (Associação Mundial de Advogados de Aeroportos), não acredita que este modelo anunciado na última semana pelo governo seja definitivo. “Talvez semana que vem seja um modelo diferente. O governo tenta manter a Infraero de qualquer forma”, pontuou Osório.

A decisão em abrir concessão dos aeroportos não se deu somente pelos eventos esportivos próximos, que acontecerão no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas). “Independentemente dos eventos, toda essa infraestrutura deve ser mudada, pela demanda de hoje e não de 2014”, afirmou Teixeira. E também não deverá parar por aí. Segundo Teixeira, o governo já estuda a possibilidade dos aeroportos de Galeão e Confins serem os próximos.

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da USP, Jorge Medeiros, concorda que esta é uma atitude que deve ser tomada pensada na situação atual e não futura.

Medeiros lembrou o crescimento da fatia que corresponde a classe C na economia mundial, o aumento de poder aquisitivo que ela tem adquirido dia após dia e que viagem de avião já faz parte do cotidiano dessas pessoas: "Hoje, 80% das viagens da classe C são de lazer ou vista a amigos e familiares. Apenas 14% ocorrem por motivo de trabalho".



Priscila Della Bella, Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Governo e empresários concordam com a urgência nas mudanças na infraestrutura do País

Indústria tem importância vital no reparo da infraestrutura defasada no Brasil, diz Fiesp

Transporte rodoviário responde por 60% da distribuição de carga nacional

Uso de ferrovias para movimentação de carga deve crescer no Brasil

Maior desafio para o Porto de Santos é movimentar 230 mi toneladas até 2024