[ editar ]
 
 
 
   
INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Logistica e Transporte
São Paulo - 10/06/2011


Brasil de volta aos trilhos

Trem de Alta Velocidade e ampliação da malha ferroviária no País são investimentos esperados nos próximos anos

Em 2009, cerca de 400 milhões de toneladas de cargas foram transportadas por ferrovias no Brasil, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes. Esse volume deve ser ainda maior nos próximos anos em decorrência do crescimento dos setores de agronegócios e mineração.

Atualmente, o modal representa 21% da matriz brasileira de transporte de cargas, mas essa participação deverá chegar a 35%, em 2025, se confirmada as estimativas do Plano Nacional de Logística e Transporte, do governo federal.

Para acompanhar o ritmo de crescimento da economia brasileira, o sistema ferroviário deverá acelerar e ampliar seus investimentos e eficiência. De acordo com dados da Associação Brasileira de Infraestrutura da Indústria de Base (Abdib), apenas 10 mil dos 28 mil quilômetros da malha ferroviária do País são considerados ativos, com movimentação de ao menos um trem por dia.

Para estimular o setor, é consenso que o marco regulatório para o transporte ferroviário de cargas deve ser aprimorado. Este será um dos temas a ser tratados no 6º Encontro de Logística e Transporte da Fiesp, nos dias 14 e 15 de junho.

O meio ferroviário também será alternativa para aliviar o crescimento de mobilidade urbana e a grande demanda do setor aeroviário no País. Um dos projetos mais esperados, o Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará as cidades de Campinas ao Rio de Janeiro, também será alvo dos debates do 6º Encontro de Logística e Transporte da Fiesp.

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Fiesp chama governo e setor de transportes para debater logística em evento em SP

Pré-sal vai aumentar fornecimento de gás natural associado ao petróleo

Falta de planejamento em transporte e logística custa caro ao Brasil

Brasil será um dos maiores mercados de aviação civil do mundo em 2014

Saiba mais detalhes sobre o Encontro

Acompanhe as notícias do Encontro no Twitter