| |
|
|
TAV poderá gerar 65 mil empregos, diz associação de empresários
Projeção é que sejam abertos 35 mil postos de trabalho durante as obras de construção e mais 30 mil para operação do trem-bala
A Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop) estima que 65 mil empregos serão gerados com a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV). A informação foi dada nesta segunda-feira (18), pelo presidente da entidade, Luciano Amadio, durante seminário que discutiu o assunto na Fiesp.
Contudo, ele fez um alerta de que será necessária maciça formação de mão de obra para o projeto assim que for definido o vencedor da licitação, programada para ocorrer no dia 29 de julho. Será preciso um grande programa de formação para as várias frentes de trabalho que serão abertas ao longo dos 510 quilômetros da obra, pontuou.
O consenso entre representantes do setor é de que o TAV proporcionará maior desenvolvimento regional. Um sistema de alta velocidade é rápido, seguro, limpo e reordena o desenvolvimento regional e urbano, ressaltou o presidente da Agência de Desenvolvimento de Trens Entre Municípios (AD-Trem), Guilherme Quintella.
Vicente Abate, da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), disse que apoia integralmente o projeto do trem-bala e que a tecnologia necessária para o projeto é passível de ser fabricada no Brasil.
Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp
LEIA MAIS
Fiesp fará reunião com possíveis investidores do TAV para agilizar propostas
Média velocidade para trem Rio-SP é discussão inócua, diz ANTT
| |
|