[ editar ]
 
 
 
   
INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Comércio internacional
São Paulo - 07/06/2010


Missão empresarial da Fiesp participa do Dia do Brasil na Expo Xangai

Ministro Guido Mantega defendeu desenvolvimento de instrumentos financeiros comuns entre Brasil e China que facilitem trocas comerciais

A missão empresarial da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) participou, na quinta-feira (3), do Dia do Brasil, na World Expo Xangai, na China, celebrado com uma série de eventos no Expo Center e no Pavilhão do Brasil.

Na solenidade de abertura, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou a relação cada vez mais próxima dos dois países. "As trocas comerciais entre Brasil e China aumentaram de US$ 4 bilhões, em 2002, para US$ 140 bilhões, em 2009", destacou. Para ele, os interesses comuns dos Brics – grupo formado por Brasil, China, Índia e Rússia – ajudam a criar um novo cenário para a economia mundial e são responsáveis pelo crescimento que está revertendo os efeitos da crise.

O ministro das finanças chinês, Xie Xuren, ressaltou, em discurso, a importância de aumentar a amizade entre os povos do mundo e destacou a diversidade brasileira e o intercâmbio cultural e comercial entre Brasil e China.

Só no primeiro trimestre deste ano, Brasil e China cresceram a uma taxa de 10% e estão entre os países menos afetados pela recente crise europeia. Aspectos como estrutura dinâmica de produção, alta produtividade e grandes avanços na área tecnológica ajudam os dois países a obter bons resultados. Para Mantega, a maior participação do governo na economia também contribui com o crescimento dos dois países.

Guido Mantega defendeu que Brasil e China realizem comércio nas moedas nacionais e que desenvolvam instrumentos financeiros comuns para incrementar a relação bilateral e reduzir os custos da intermediação financeira.

O evento que deu início ao Dia do Brasil contou com a presença de várias autoridades brasileiras, como o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, além dos diretores da Fiesp, Roberto Giannetti e Ricardo Martins.

O diretor-titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) destacou que a celebração de um dia especial para o Brasil na Expo, com a presença de autoridades chinesas, é um símbolo de amizade, respeito e interesse dos anfitriões em relação ao nosso país.

Ritmo brasileiro

A solenidade foi animada por Mart'nália e Carlinhos Brown, convocados a apresentar um pouco da cultura verde e amarela. Os cantores levantaram a plateia em um rápido show, que também levou o ritmo brasileiro aos pés dos chineses presentes.

As comemorações continuaram no pavilhão brasileiro, onde autoridades participaram de almoço e puderam conhecer um pouquinho mais do espaço idealizado pelo arquiteto Fernando Brandão e coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Alessandra Peruzzo, de Xangai, China, para Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Empresários participam de rodadas de negócios em Xangai

Fiesp recebe missão empresarial chinesa em outubro

Em Xangai, Fiesp mostra oportunidades para investir no Brasil