Curso – As Ações de Flexibilização das Relações Trabalhistas frente à Crise Europeia


Curso “As Ações de Flexibilização das Relações Trabalhistas frente à Crise Europeia”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542644809

Representantes da Cátedra Fiesp-Sorbonne com alunos e professores do curso. Foto: Ricardo Esteves/Divulgação

De 15 a 19 de junho de 2015, advogados e especialistas em direito trabalhista participaram do curso organizado pela Cátedra Fiesp-Sorbonne Globalização e Mundo Emergente em Paris, na Faculdade de Direito do Panthéon.

Composto por 9 workshops o curso debateu os desafios contemporâneos das relações trabalhistas a partir da experiência da França e da Europa na superação da crise europeia.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542644809

Jérôme Gautié, coordenador do curso e docente da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foto: Ricardo Esteves/Divulgação

Os participantes foram apresentados ao sistema trabalhista francês e suas recentes reformas, que buscam conciliar a flexibilização e a segurança nas relações de trabalho.

Coordenado pelos professores Jérôme Gautié e Nicole Maggi-Germain da Universidade de Paris 1 Panthéon – Sorbonne, o curso contou com a participação de Annette Jobert (CNRS), Christophe Vigneau (Paris 1), Emmanuelle Mazuyer (CNRS e Universidade de Lyon 2), e Petros Stangos (Universidade de Thessaloniki). Além dos workshops, o curso proporcionou uma visita à Cour de Cassation, a corte de apelação mais alta do sistema judiciário francês para assuntos não constitucionais.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542644809

Faculdade de Direito do Panthéon, um dos prédios da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foto: Ricardo Esteves/Divulgação

Os participantes participaram intensamente de todas as atividades desenvolvidas e avaliaram positivamente o curso, demonstrando grande interesse por novas atividades da Cátedra.