Mostra Cultural de Cinema Franco-Brasileiro


Mostra Cultural de Cinema Franco Brasileiro: A Cidade no Cinema

Entre os dias 2 e 5 de junho de 2014, aconteceu no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, a Mostra Cultural de Cinema Franco Brasileiro: A Cidade no Cinema.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1540127220

Palestra “Cinema: o Deus das Nossas Cidades”, com Céline Scemama. Foto: Helcio Nagamine/FIESP

Organizado pela Cátedra Fiesp-Sorbonne Globalização e Mundo Emergente, o evento atraiu a atenção de um público animado e eclético com claro interesse em arte e cultura.

A programação contou com exibição de filmes brasileiros e franceses de diversas fases, desde o cinema mudo ao cinema contemporâneo. A semana dedicada ao cinema franco-brasileiro foi encerrada com uma Mesa Redonda que teve como palestrantes as professoras Cecília Mello (Universidade de São Paulo), Carolin Overhoff Ferreira (Unifesp) e Céline Scemama (Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne).

Céline Scemama ministrou a palestra “Cinema: o Deus das Nossas Cidades”, demonstrando como cada cineasta percebe e recria as cidades em suas obras. Ela também propôs uma discussão sobre a inter-relação entre cinema e cidade, mostrando que o cinema influencia a cidade e o modo como a enxergamos, refletindo, assim, a riqueza deste tema retratado pelas lentes do cinema.

Esta foi a apenas a primeira Mostra Cultural realizada pela Cátedra Fiesp – Sorbonne e esperamos que muitas outras se seguirão.

Veja o vídeo-convite da Mostra: