Perguntas frequentes

O que é o Observatório da Construção?

O Observatório da Construção é uma iniciativa da Fiesp que reúne informações sobre todos os setores e os principais assuntos ligados à construção no Brasil. O objetivo do portal é ser base de referência para pesquisas e planejamento, contribuindo na tomada de decisão de empresários, na elaboração de políticas públicas setoriais, no trabalho de profissionais da área e na produção acadêmica.

O site foi desenvolvido pelo Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), que o atualiza com conteúdos produzidos por diversas fontes relacionadas ao setor, como sindicatos patronais, associações, institutos de pesquisa e órgãos do setor público.

Como entrar em contato com os responsáveis pelo Observatório da Construção?

Para falar sobre o Observatório da Construção, entre em contato com o Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Fiesp, através do telefone (11) 3549-4768 ou pelo endereço eletrônico observatorio@fiesp.com.

Quais conteúdos podem ser encontrados no Observatório da Construção?

O Observatório da Construção reúne estudos setoriais, notícias, indicadores, análises econômicas, legislação e muito mais. O portal traz todos os estudos técnicos do ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção desde 1997, e também o Mapa da Construção, que detalha de forma didática a estrutura da cadeia produtiva da construção e suas entidades representativas.

Sua premissa é de reunir os principais conteúdos produzidos pelas organizações especializadas em cada etapa da cadeia produtiva. No site são disponibilizados uma série de relatórios setoriais que permitem compreender e acompanhar esses mercados, além de conteúdos desenvolvidos pela Fiesp e também por órgãos do setor público.

O que é o ConstruBusiness?

“ConstruBusiness” é o nome do Congresso Brasileiro da Construção, organizado pela Fiesp desde 1997. O evento apresenta diagnósticos e projeções sobre a cadeia produtiva da construção, além de propor soluções para fortalecer o setor e alavancar o desenvolvimento econômico e social do país. Conheça mais sobre o ConstruBusiness clicando aqui.

O que significa o termo “cadeia produtiva da construção”?

Indo além do conceito de “construção civil”, a cadeia produtiva da construção é composta por uma ampla gama de atividades econômicas e investidores em qualquer tipo de ativo produzido pela construção. Os investidores estão na ponta desse processo, demandando residências, escritórios, centros comerciais, estradas, redes de trens metropolitanos, aeroportos e toda sorte de edificações e bens de infraestrutura. As empresas projetam e constroem imóveis, fabricam ou vendem materiais de construção, financiam operações, entre outras atividades.

No Brasil, esse conjunto de empresas reuniu em 2014 um contingente de cerca de 6,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que representa 13,7% da força de trabalho no país. Já os investimentos em construção no país atingiram cerca de R$ 582,5 bilhões em 2014, o que equivale a 53,4% da formação bruta de capital fixo e 10,5% do produto interno bruto (PIB) do país.

Fonte: Deconcic.

Onde pesquisar entidades representativas da indústria relacionadas ao setor da construção?

Os sindicatos patronais filiados à Fiesp cujas atividades estão relacionadas ao setor da construção podem ser encontrados através do link: http://www.fiesp.com.br/sindicatos.

O Mapa da Construção, presente no Observatório da Construção, traz estes e demais sindicatos e associações de abrangência estadual e nacional, por meio de um infográfico que detalha as atividades da cadeia produtiva, indicando também as entidades que representam cada um desses setores. O Mapa da Construção foi criado com base no fluxo de atividades produtivas presentes em estudos setoriais e na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Onde pesquisar empresas da indústria da construção?

As empresas do setor podem ser encontradas diretamente nos sites dos sindicatos patronais e associações. O Mapa da Construção poderá facilitar a busca por setores específicos.

Como faço para incluir o sindicato patronal ou associação que represento no Mapa da Construção?

Caso seu sindicato patronal ou associação represente algum tipo de produto ou serviço que faça parte da cadeia produtiva da construção, envie um e-mail para observatorio@fiesp.com com dados sobre sua entidade e os setores por ela representados, para que ela passe a integrar o Mapa da Construção.