imagem google
Início do conteúdo

Vice-primeiro-ministro do Vietnã participa de reunião com a Fiesp

Rubens Barbosa, presidente do Coscex, recebe Vuong Dinh Hue e sua delegação de ministros e empresários

Agência Indusnet Fiesp

Como parte da intensa agenda diplomática e comercial do Vietnã no Brasil realizada nesta semana, o embaixador e presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Fiesp, Rubens Barbosa, reuniu-se nesta terça-feira (3 de julho) com o vice-primeiro-ministro do Vietnã Vuong Dinh Hue e sua delegação de ministros e empresários em São Paulo.

Em sua primeira visita ao Brasil, Dinh Hue fechou acordos envolvendo os setores de aviação e agricultura em reuniões no Itamaraty e com o presidente Michel Temer. Com ajuda da indústria brasileira, o vice-primeiro-ministro espera estreitar parcerias e expandir relações comerciais entre os dois países, que em 2019 comemoram 30 anos de relações diplomáticas. “Principalmente em um contexto de protecionismo e populismo, esperamos apoio e propostas de trocas comerciais”, afirmou Dinh Hue.

Na avaliação do embaixador, o investimento brasileiro no exterior tem sido modesto diante do momento econômico do país, após dois anos de profunda recessão. No entanto, a situação deve melhorar depois das eleições em outubro. “Fiquei impressionado com o volume de negócios desenvolvido nos últimos anos com o Vietnã e o potencial comercial entre as duas economias”, disse Barbosa. Também participaram do encontro Harry Chiang, Antonio Fernando Bessa e Stefan Salej, diretores do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp.

Do Vietnã, o ministro dos Transportes, Nguyen Van The, o vice-ministro das Relações Exteriores, Ha Kim Ngoc, o vice-ministro do Planejamento e Investimento, Vu Dai Thang, o vice-ministro da Indústria e Comércio, Do Thang Hai, o vice-ministro das Finanças, Huynh Quang Hai, o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ha Cong Tuan, o vice.ministro do Gabinete do Governo, Nguyen Sy Hiep, vice-governador do Banco do Estado do Vietnã, Nguyen Thi Hong, além do embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537694219

Reunião entre delegação do Vietnã e a Fiesp. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp