imagem google
Início do conteúdo

Torneio de robótica: alunos de 170 escolas do Sesi-SP participam da 6ª edição

No total, 1.020 alunos do ensino fundamental do serviço participam na competição, que acontece em novembro deste ano

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

A sexta edição do Torneio Sesi-SP de Robótica, categoria First Lego League (FLL), foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (12/09), em evento com transmissão online a partir da sede da instituição.

Maior competição do gênero no Brasil, de acordo com Mario Eugênio Simões Onofre, assessor da superintendência do Serviço Social da Industria de São Paulo (Sesi-SP), a edição deste ano reúne alunos de 170 escolas. “É um número expressivo, que aponta um crescimento importante. Mostra que o torneio já está enraizado em nossa rede”, disse Onofre.

Outro fator importante da competição deste ano é o tema: educação. “Estamos dentro do nosso ambiente. Toda a captação e implantação de ideias estarão dentro do ambiente escolar, que é a grande bandeira do Sesi-SP.”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537869439

Mario Eugênio Simões Onofre: programação é linguagem do futuro. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Na visão do assessor da superintendência, o torneio é importante porque introduz os jovens ao mundo da programação. “Estamos desenvolvendo competências e habilidades importantes para o futuro. Não é apenas robótica. Estamos introduzindo os jovens para o futuro. Programação é linguagem do futuro.”

Para esta temporada o tema do torneio é World Class, que coloca em debate o futuro da educação e a busca do conhecimento de forma criativa e desafiadora. Times de todo o mundo devem escolher um assunto relacionado à aprendizagem, criar e apresentar projetos inovadores que possam melhorar a busca pelo conhecimento. Entre os pilares do torneio estão o trabalho em equipe, a apresentação do projeto de pesquisa e a construção e programação de robôs.

As etapas seletivas da competição começam em 3 de novembro e prosseguem até o dia 26 de novembro, nas unidades de Osasco e Presidente Epitácio, reunindo 1.020 alunos do ensino fundamental.