“Temos professores que oferecem o melhor”, diz Skaf ao inaugurar escola do Sesi-SP em Araçatuba

Presidente da Fiesp e do Sesi-SP também vai a Birigui

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, visitou Araçatuba e Birigui nesta sexta-feira (4 de maio) para inaugurar novas escolas do Sesi-SP nos dois municípios e assinar convênios de esporte e educação.

Com investimento de R$ 14,5 milhões, a escola de Araçatuba ganhou novo prédio composto por 20 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca com acervo atualizado e sala para professores, além do novo refeitório e pátio coberto. Os novos ambientes proporcionam mais conforto para os 1.346 estudantes atendidos atualmente pelo Sesi de Araçatuba. Skaf destacou que o que o Sesi-SP faz “não é só escola bonita. Temos professores que oferecem o melhor”.

Skaf também participou de homenagem ao ex-atleta e treinador desportivo José dos Santos Primo, que se tornou patrono do ginásio esportivo. Na década de 1950, Primo foi atleta das corridas de 1.500 metros e 3.000 com obstáculos, tendo conquistado diversos títulos de campeão estadual, brasileiro e sul-americano, além de participado em outras competições internacionais. Depois, o ex-atleta passou a se dedicar ao treinamento de novos talentos – e não somente no atletismo. Foi técnico de futebol, basquete, natação e preparador físico de diversos clubes. Por onde passou, Primo revelou centenas de novos talentos nessas modalidades esportivas. Natural de Juazeiro-BA, esse amante do esporte recebeu o título de cidadão araçatubense em 1993, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Lembrando a tradição de Araçatuba em atletismo, Skaf anunciou que o Sesi-SP vai construir na cidade uma pista de atlestismo de piso sintético.

Ainda no Sesi Araçatuba, Skaf assinou convênio do Programa Atleta do Futuro com os municípios de Andradina (para atender 160 alunos em handebol, basquetebol, futsal, futebol e voleibol), Murutinga do Sul (100 estudantes, em futsal e natação), Itapura (160, em futebol,, futsal e handebol), Suzanápolis (80, em futebol e futsal) e Sud Mennucci (200, em futebol, futsal e natação).

Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o Atleta do Futuro tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes.

Em Araçatuba Paulo Skaf inaugurou escola do Sesi-SP e participou de homenagem a José dos Santos Primo. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Birigui

Skaf também inaugurou a nova escola vertical do Sesi-SP de Birigui. Mais que um projeto arquitetônico arrojado e moderno, a nova escola Sesi de Birigui oferece educação de qualidade a 809 alunos nos ensinos Fundamental e Médio.

O novo espaço, que recebeu aporte de R$ 35,6 milhões, tem 18 salas de aula, laboratório de física, química e biologia, dois laboratórios de informática, biblioteca escolar com acervo atualizado, sala de música, sala de artes cênicas, quadra poliesportiva coberta e ginásio. A escola também ganha um espaço dedicado inovação tecnológica: o FabLab Sesi-SP.

O FabLab é uma plataforma de prototipagem rápida de objetos físicos e está inserida em uma rede mundial de quase oito centenas de laboratórios. Tem como base o conceito da participação colaborativa do aluno e da comunidade local, que trocam informações para a execução de um projeto e contam com o apoio de uma rede internacional.

O FabLab Sesi-SP tem equipamentos modernos para que o aluno seja estimulado a aprender fazendo. São compostos por Impressora 3D, Cortadora a Laser, Fresadora, Cortadora de Vinil, Prensa Térmica e Bancada Eletrônica.

Durante a solenidade de inauguração também foi assinado convênio do Programa Atleta do Futuro com os municípios de Penápolis (677 alunos, em natação, badminton e capoeira), Brejo Alegre (188 alunos) e Lourdes (160).

E também foram firmados convênios do Sistema Sesi-SP de Ensino com os municípios de Penápolis e Luiziânia. No primeiro são 25 escolas municipais conveniadas e 3.843 alunos beneficiados. E em Luiziânia o convênio atende 289 alunos de duas escolas municipais.

Campeões da robótica

Compareceram à solenidade de inauguração da nova escola os alunos que participaram do principal torneio de robótica do mundo – World Festival, que foi disputado de 19 a 21 de abril em Houston, EUA. Os integrantes da equipe Sesi Big Bang conquistaram o primeiro lugar nas categorias Apresentação de Pesquisa e Desafio do robô. Os campeões gerais do torneio foram os alunos do Sesi Americana, que superaram 108 equipes de todo o mundo.

Além do torneio do EUA, disputado por alunos do Ensino Fundamental, o Sesi de Birigui também participará, com alunos do Ensino Médio, do Torneio Internacional Robocup, de 18 a 22 de junho, no Canadá.

Na metodologia utilizada no Sesi-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática.