imagem google

Sociedade precisa conhecer importância da segurança em edificações

Membros do Grupo de Trabalho de Segurança em Edificações Departamento da Indústria da Construção se reuniram na manhã desta quinta-feira (29/05)

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

Membros do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança em Edificações da  Federação das Indústria de São Paulo (Fiesp)  se reuniram na manhã desta quinta-feira (29/05), na sede da entidade.  Em pauta, a importância da divulgação para a sociedade civil de temas ligados à segurança de prédios e edifícios.

Para Valdemir Romero, diretor do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da federação, é interessante trabalhar na divulgação do tema. “A segurança em edificações precisa ser divulgada com o envolvimento de toda a cadeia da construção civil”, diz.

Na sua visão, o GT precisa operar como divulgador e condensador das demandas do setor.  “É preciso haver união do setor para termos poder de influenciar os tomadores de decisão”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542325804

Grupo de Trabalho: importância de informar a sociedade. Foto: Tamna Waqued


Romero aproveitou para assinalar que os temas tratados pelo grupo são múltiplos. “Não existe apenas a questão elétrica quando falamos sobre segurança em edificações, existe uma outra gama de fatores envolvidos nesse quesito, como instalação de gás, hidráulica, fundação, encanamentos”, apontou.

Ainda durante o encontro, foi apresentada a reportagem “Manutenção de rede elétrica ajuda a evitar sobrecarga em casas e apartamentos”, veiculada no dia 6 de maio de 2014, no jornal SPTV, da TV Globo.

Outro tema levantado pelo grupo foi a cartilha “Autovistoria – Avaliação Predial”, referente à Lei Estadual do Rio de Janeiro número 6.400/2013. Para o consultor e membro do GT, Hilton Moreno, a cartilha “é um guia bem escrito, e completo, que pode servir de cartilha para futuras leis e demandas”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542325804

Carlos Roberto Soares Mingione, presidente do Sinaenco-SP participou do encontr

Mobiliário urbano

A segurança em mobiliários urbanos foi o tema de encerramento da reunião. Mobiliário urbano é toda peça e equipamento instalado em meio público, tais quais lixeiras, coletores diversos rede de água, rede de luz e energia e caixas de coleta.

Foi sugerida, durante a reunião, a criação de um GT especifico para tratar de questões ligadas ao mobiliário urbano.

Carlos Roberto Soares Mingione, presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Regional de São Paulo (Sinaenco-SP) participou do encontro.