Skaf visita escola do futuro do Sesi-SP e inaugura unidade do Senai-SP

Presidente das entidades da indústria também assina convênios do Programa Atleta do Futuro

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, participou neste sábado (11 de novembro) de atividades em escolas do Sesi-SP e do Senai-SP, entidades que também preside.

Skaf visitou em Limeira a Escola Sesi João e Belinha Ometto. Em atividade desde o início do ano letivo, a nova escola não tem paredes internas, o que integra todos os ambientes de aprendizagem. “É uma escola experimental”, destacou Skaf. “As crianças aqui usam a criatividade em tudo. É um modelo com vistas ao futuro.”

A metodologia de ensino adotada é inovadora, com os professores mais próximos dos alunos, desenvolvendo as aulas a partir do interesse e necessidades específicas de cada estudante, sem prejuízo dos conteúdos, organizados por áreas do conhecimento.

Atualmente são atendidos 32 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que estudam em tempo integral. Outras turmas serão integradas progressivamente ano após ano. A área total do prédio, doado ao Sesi-SP pela família Ometto, é de 133 mil metros quadrados.

Paulo Skaf com Walter Vicioni e João Ometto na escola sem paredes do Sesi-SP. Foto: Everton Amaro/Fiesp

 

Em Iracemápolis, Skaf inaugurou uma Escola Senai, que tem como patrono João Guilherme Sabino Ometto, segundo vice-presidente da Fiesp. “É uma justa homenagem”, disse na cerimônia Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP, “O patrono é o inspirador dos alunos. Vão tê-lo como inspiração, no dia a dia. O que falta no país são bons exemplos.”

João Ometto destacou que a nova escola transformará a vida de milhares de alunos. “Acredito que a educação seja decisiva para que as pessoas tenham plena cidadania, autonomia, consciência e as melhores alternativas de uma vida digna e produtiva.”

Na cerimônia, Skaf relatou a decisão de investir nas pessoas. “E investimos também muito fortemente nas escolas. Do Sesi-SP foram mais de 100 novas, magníficas escolas. E do Senai-SP também. Hoje temos mais de 160 escolas, 16 faculdades, 60 cursos de pós-graduação. Uma grande transformação no Senai de São Paulo, que serve de exemplo para o Brasil e para o mundo.”

Skaf também assinou convênios do Programa Sesi Atleta do Futuro com as prefeituras de Iracemápolis, Cordeirópolis e Nova Odessa. Nos três municípios serão beneficiados 610 crianças e adolescentes. Em Iracemápolis, o convênio com a Prefeitura Municipal prevê a inscrição de 120 alunos para a prática de futebol. Cordeirópolis terá 340 vagas para o futsal, sendo parceiros a Prefeitura Municipal e a empresa Fundimazza. Já em Nova Odessa são 150 vagas para voleibol, em parceria com a Prefeitura Municipal e a PH FIT.

Sobre a nova Escola Senai

Em atividade desde o início do ano passado, a nova escola estará aberta para que a população possa conhecer os modernos ambientes de ensino, compostos por quatro salas de aula, três salas de teoria e uma sala de desenho. A escola tem quatro laboratórios, de Manutenção Industrial, Hidráulica e Pneumática, Metrologia e o laboratório de Informática, e também conta com seis oficinas: Manutenção Mecânica, Instalações Elétricas, Comandos Elétricos, Mecânica Automotiva, Montagem de Sistemas Automotivos e a oficina de Soldagem. Completam a estrutura uma biblioteca e um pátio de manobras para cursos da área de Logística.

A escola oferece diversos cursos de Formação Inicial e Continuada nas seguintes áreas tecnológicas: Automação Industrial, Automotiva, Educação, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Metalmecânica (Mecânica), Metalmecânica (Manutenção Industrial), Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação. Na modalidade de Aprendizagem Industrial são ofertados os cursos de Assistente Técnico de Vendas, Eletricista Industrial e Mecânico de Automóveis Leves. A previsão é de que em 2018 a unidade realize 1.200 matrículas nas modalidades de ensino oferecidas.