imagem google

Skaf inaugura em Guarulhos nova escola do Senai-SP

Central Geral do Dízimo – Pró-Vida investiu R$ 30 milhões na construção da unidade, que atenderá 10.000 estudantes por ano

Agência Indusnet Fiesp

Mais de 4.500 pessoas foram à inauguração neste sábado (24/10) da segunda unidade do Senai-SP em Guarulhos, construída pela Central Geral do Dízimo – Pró Vida. Paulo Skaf, presidente da Fiesp, do Ciesp e do Senai-SP, disse na cerimônia que a nova escola se compara às melhores do mundo.

“A indústria de São Paulo prioriza a educação e investe maciçamente em escolas do Sesi e do Senai”, afirmou, lembrando que em sua gestão das entidades da indústria mais de 100 escolas foram inauguradas. Skaf destacou a importância da parceria com a Central do Dízimo, que permite 36 mil matrículas anuais no Senai-SP.

“Vamos transformar esta escola num templo sagrado do conhecimento”, disse Skaf. “Acreditamos no caminho da educação. A escola terá muito sucesso e será um fator de transformação.”

Nelson Costa, diretor da Pró-Vida, também frisou o retorno à sociedade propiciado pelas doações anônimas e trabalho voluntário. Disse que se as pessoas puderem disponibilizar 10% do tempo, da dedicação, do carinho, do amor, e inclusive do que ganham, para melhorar a vida de quem tem menos, é possível transformar o mundo. Assim é a filosofia criada pelo médico e psicanalista Celso Charuri, que considerava o homem responsável por moldar seu meio.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544434188

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Senai-SP, na inauguração da Escola Senai Dr. Celso Charuri. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


Lucia Fiuza, diretora do Pró-Vida, disse que a parceria entre o Senai e a Central Geral do Dízimo se deu pela formação dos jovens e pela experiência e tradição da entidade, que tem o reconhecimento da sociedade. A solenidade foi transmitida para 11 países e 78 cidades. Cerca de 220 mil voluntários participam da Pró-Vida.

Walter Vicioni Gonçalves, diretor regional do Senai-SP, destacou a parceria, iniciada há 17 anos, com a Pró-Vida, instituição que investiu R$ 30 milhões na construção da Escola Senai Dr. Celso Charuri. Antes dela, foram construídas pela Pró-Vida escolas em Rafard, Ribeirão Preto e Sumaré.

“Estamos vivendo num momento em que a solidariedade é rara, mas esse sentimento é o que move a Pró-Vida”, disse. “O Senai é um porto seguro para o jovem construir o seu caminho.”

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, também participou da cerimônia e destacou a importância da parceria que permitiu a construção da nova escola.

Escola Senai Dr. Celso Charuri

A nova unidade do Senai-SP em Guarulhos tem 10 mil metros quadrados de área construída, em terreno com 27 mil metros quadrados.

As dez oficinas e os 14 laboratórios foram equipados com tecnologia de ponta para atender a demanda por mão de obra qualificada para os segmentos industriais de metalmecânica, manutenção mecânica, metalurgia, automação, eletroeletrônica, plástico, gestão, logística, segurança do trabalho e tecnologia da informação.

Serão oferecidos cursos para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e adultos interessados em obter qualificação básica, especialização técnica e atualização tecnológica, superando 30 cursos. No próximo semestre, a grade regular terá os cursos de Aprendizagem Industrial nas ocupações eletricista de manutenção e mecânico de usinagem.

Na vertente Formação Continuada serão oferecidos mais de duas dezenas de programas, como: comandos elétricos; instalações elétricas; controlador lógico e programável (CLP); eletropneumática e eletroidráulica; robótica, informática, ferramentaria; ajustagem mecânica, Auto CAD; eletricista instalador industrial; soldagem MIG-MAG; operador de empilhadeira; automação; e introdução à tecnologia do plástico.

A unidade também foi projetada para oferecer assistência técnica e tecnológica para as indústrias da região por meio de consultorias e prestação de serviços em seus laboratórios. Quando em pleno funcionamento, a unidade prevê atender 10 mil estudantes anualmente.