imagem google

Skaf inaugura área automotiva ampliada do Senai de Araraquara

Novas instalações foram feitas em parceria com a Volkswagen

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, do Ciesp, do Senai-SP e do Sesi-SP, Paulo Skaf, inaugurou nesta sexta-feira (1º de setembro) em Araraquara a ampliação da área automotiva da Escola Senai Henrique Lupo, que atende a diversos setores industriais. “É o que há de melhor no mundo”, disse Skaf em relação ao laboratório montado em parceria com a Volkswagen.

Skaf citou como exemplo dos bons resultados do Senai-SP a vitória na competição mundial de ensino profissionalizante WordSkills, em 2015. E os alunos do Sesi-SP, lembrou, têm se destacado em competições nacionais e internacionais de robótica.

Em entrevista à Rádio Morada do Sol, Skaf destacou que o Brasil está saindo da crise. “É nítida a recuperação. Saímos de -3,8%, -3,6%, para 0,5% [de crescimento] positivo, é importante. Primeiro o agronegócio, já vinha bem, veio a reação no comércio, na indústria, nos serviços. Há realmente a sensação de ainda estarmos embaixo de uma tempestade, mas com esperanças fortes. A tendência é de no próximo ano a economia crescer de 2% a 3%, de daqui para frente diminuir cada vez mais o desemprego, daqui para a frente aumentar o crescimento.”

Skaf destacou a importância das reformas estruturais já efetivadas, como a trabalhista, e das que estão em discussão – por exemplo, a tributária e a da Previdência. “Vamos sair melhor desta crise com inflação controlada, com juros mais competitivos, com melhores condições de termos crescimento duradouro. Porque não adianta crescer, depois ter um ano de crise.”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544587365

Paulo Skaf com alunos da Escola Senai Henrique Lupo, em Araraquara. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


Funilaria e pintura

A escola tem 17 laboratórios técnicos, 18 salas de aulas e 8 oficinas de práticas profissionais, além da nova área automotiva, que recebeu equipamentos e veículos de alta tecnologia. O novo ambiente proporcionará às indústrias e comunidade da região de Araraquara capacitação e qualificação de mão de obra especializada para o setor automotivo.

A nova área resulta de parceria com a Volkswagen do Brasil. Nesse novo espaço, que inclui o moderno laboratório de colorimetria automotiva, o Senai-SP passa a ofertar cursos de funilaria, alinhamento de carrocerias e de pintura automotiva. Com isso os alunos da Aprendizagem Industrial poderão receber qualificação referente a veículos de médio porte (picapes). O novo espaço poderá ser utilizado para lançamentos nacionais da marca e para capacitação de mão de obra das concessionárias da Volkswagen.

Celeiro de campeões

O Senai de Araraquara abrange diversas áreas tecnológicas. Como resultado da excelência no ensino profissionalizante a escola já revelou campeões em torneios mundiais.

A primeira medalha da escola na WorldSkills, espécie de Copa do Mundo das profissões e que reúne países de todos os continentes, veio em 2009, no Canadá, quando o aluno Danilo Silva conquistou a prata na ocupação Fresagem a CNC. Em 2015, a competição teve como palco a cidade de São Paulo. Foi a vez de Leandro Rumaqueli subir ao pódio, ao conquistar o ouro da modalidade Desenho Mecânico em CAD. Naquela ocasião, Leandro teve de superar 26 competidores de todo o mundo. Atualmente, o campeão brasileiro de Marcenaria de Estruturas é o aluno Rui Lombardi Neto, que em outubro representará Araraquara na WorldSkills 2017, em Abu Dhabi.

Os resultados atestam a qualidade de ensino do Senai de Araraquara, que atende a diversos municípios vizinhos em diversas áreas de atuação. Com os cursos de Formação Inicial e Continuada a unidade abrange áreas tecnológicas como Alimentos, Automação, Automobilística, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Metalurgia, Metalmecânica, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Também há oferta de cursos Técnicos de Eletroeletrônica, Eletromecânica e Mecatrônica e cursos de Aprendizagem Industrial nas áreas Automotiva, Madeira e Mobiliário, Eletroeletrônica, Metalurgia e Metalmecânica. Em 2016 a unidade realizou 4.324 matrículas nas modalidades de ensino oferecidas.

Atleta do Futuro

Skaf formalizou, também nesta sexta-feira, no Centro de Atividades Sesi Azor Silveira Leite, em Matão-SP, dois convênios do programa Atleta do Futuro, que preveem o atendimento de 175 alunos de Matão e 260 alunos de Ibitinga com a prática de diversas modalidades esportivas.

No mesmo local firmou o convênio de Responsabilidade Social com a Prefeitura de Ibitinga, que terá apoio do Sesi de Matão. O acordo prevê a capacitação técnica de até 50 pessoas da comunidade para desenvolvimento de projetos que auxiliem na geração de trabalho e renda.

Na sequência, o presidente das entidades da indústria paulistas visitou a Escola Senai Oscar Lúcio Baldan, de Matão, que oferece cursos nas modalidades de Aprendizagem Industrial, Técnico e Formação Inicial e Continuada.

À noite em Araraquara, Skaf assina o Atleta do Futuro com três municípios. A solenidade ocorrerá às 19h45, no Centro de Atividades Sesi Wilton Lupo. Serão 410 vagas para Araraquara, 485 para o município de Santa Lúcia e 420 para Rincão.

No sábado, Paulo Skaf assinará mais três convênios do programa Sesi Atleta do Futuro. Em Pirassununga, às 11 horas, na Academia da Força Aérea, serão firmados dois acordos. O primeiro, que terá como parceiro a própria AFA, beneficiará 200 alunos. O segundo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirassununga, prevê atendimento de mais 100 crianças e adolescentes.

E em Porto Ferreira, às 14h45, Skaf firmará a maior parceria do programa na região. O Atleta do futuro beneficiará com a prática esportiva 1.280 alunos do município. A solenidade ocorrerá no Centro Cultural Fepasa, durante a programação do projeto Praças do Amanhã, iniciativa do Sesi-SP e do Senai-SP. Logo após a assinatura do convênio haverá show gratuito com o cantor Daniel, às 15 horas.

Atleta do Futuro

Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o programa Sesi-SP Atleta do Futuro está presente em 201 municípios e contempla 84 mil participantes entre 6 e 17 anos. Além da prática esportiva, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.


Município

Parceiros

Alunos

Modalidades

Matão

Prefeitura Municipal de Matão e Confecções Elite

175

Natação

Ibitinga

Prefeitura Municipal de Ibitinga e Zilio Alimentos

260

Atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol, xadrez

Araraquara

Prefeitura Municipal de Araraquara e Indalfa Plásticos

410

Futsal, natação e voleibol

Santa Lucia

Prefeitura Municipal de Santa Lúcia

485

Capoeira, futebol, futsal, voleibol

Rincão

Prefeitura Municipal de Rincão e Axihum Fertilizantes

420

Basquetebol, futsal e handebol

Pirassununga

Comando da Aeronáutica – AFA – Academia da Força Aérea

200

Atletismo, futebol, karatê, tênis e voleibol

Pirassununga

Prefeitura Municipal de Pirassununga

100

Ginástica Artística

Porto Ferreira

Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

1.280

Basquetebol, Futebol, futsal, ginástica artística e voleibol