Skaf destaca em Araçatuba importância da Indústria 4.0

Presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP assina convênios de formação esportiva e visita instalações escolares

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf, destacou em Araçatuba a importância da chamada Indústria 4.0, a quarta revolução industrial, tema de apresentação no Senai-SP da cidade. “Muitas profissões serão substituídas por computadores, muitos setores vão desaparecer, mas vão surgir novos. E temos que nos preparar para isso.”

Skaf esteve em Araçatuba e Birigui, para uma série de atividades do Sesi-SP e do Senai-SP, além de reunião com empresários da região. Esteve na Escola Senai Duque de Caxias, que foi aberta para a visita de moradores de Araçatuba, que puderam conhecer os modernos ambientes de ensino formados por seus inúmeros laboratórios e oficinas. Os cursos nela oferecidos incluem Aprendizagem Industrial, Formação Inicial e Continuada e Técnicos.

Paulo Skaf na Escola Senai Duque de Caxias, em Araçatuba. Foto: Everton Amaro/Fiesp

 

Skaf também assinou com as prefeituras de Araçatuba, Santo Antonio do Aracanguá e Nova Luzitânia convênio do programa Sesi-SP Atleta do Futuro, que vai beneficiar 1.345 crianças e adolescentes. “O esporte educa é dá saúde”, destacou o presidente das entidades da indústria paulista. Serão atendidos 760 alunos de Araçatuba com a prática de atletismo, basquete, futsal e natação. Em Santo Antonio do Aracanguá são 420 vagas para as modalidades de atletismo, damas, futebol, futsal e voleibol. E em Nova Luzitânia o Atleta do Futuro terá 165 participantes praticando voleibol. São parceiros das prefeituras para a implantação do programa as empresas Color Visão do Brasil (Araçatuba) e Physicus Indústria de Aparelhos Esportivos (Santo Antonio do Aracanguá e Nova Luzitânia).

Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o programa Sesi-SP Atleta do Futuro está presente em 201 municípios e contempla 84 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

Além da prática esportiva, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Natação

Além da assinatura do programa Atleta do Futuro, houve uma Clínica de Natação com o técnico Mirco Cevalles, na piscina do Centro de Lazer e Esportes do Sesi de Araçatuba. Os nadadores e técnicos do Sesi-SP participaram de uma tarde de trabalhos e treinamentos fora e dentro d’água, com palestras, apresentações técnicas e analises mais especificas de nado.

A clínica consiste em um trabalho de motivação, correção técnica e incremento de conceitos que o Sesi-SP utiliza durante todo seu trabalho de formação. Além das atividades voltadas para os jovens atletas, o programa ainda conta com a capacitação da equipe técnica e o alinhamento do trabalho entre as unidades. A atividade também serviu para troca de experiência entre os profissionais da unidade e o técnico Mirco Cevalles.

Técnico olímpico com o melhor resultado do Brasil nos Jogos Rio 2016, Mirco Cevalles teve entre seus atletas um quinto lugar na prova dos 100 metros peito e um quinto lugar no revezamento 4x100m medley. Larissa Oliveira nadou os 200m livre e 100m livre, e Jhennyfer Conceição competiu nos 100m peito e 4x100m medley.

Senai-SP

Quem visitou a Escola Senai Duque de Caxias pôde conhecer diferentes áreas que retratam o dia a dia na indústria, tais como oficinas de Eletricidade, Mecânica de Usinagem, Mecânica Diesel e Mecânica de Automóveis. A unidade também tem oficinas de Costura Industrial, de Instalações Elétricas, Mecânica de Usinagem, Mecânica Diesel, de Mecânica de Automóveis, de Marcenaria e uma oficina de Soldagem.

Outros ambientes pedagógicos da escola incluem biblioteca com acervo técnico e os modernos laboratórios de Máquinas Elétricas, de Comandos Eletroeletrônicos, de Hidráulica e Pneumática, de CLP, de Eletrônica, de Instrumentação e de Automação Predial.

Alunos e professores do Senai-SP explicaram aos visitantes o perfil dos profissionais mais requisitados pelo mercado e ofereceram orientação profissional gratuita.

A programação incluiu a palestra O futuro do emprego e a 4ª Revolução Industrial, voltada a empresários, profissionais da indústria e estudantes. A Manufatura Avançada, ou Indústria 4.0, é caracterizada pela integração e controle à distância da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, e pela personalização do produto final, o que vem mudando o perfil profissional e as exigências do mercado de trabalho.

A unidade realizou 2.229 matrículas nas três modalidades de ensino profissionalizante em 2016. Oferece ensino profissionalizante em nível técnico para o curso de Eletroeletrônica. Os cursos de Aprendizagem Industrial incluem as formações de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Marcenaria, Mecânica de Usinagem, Mecânico de Automóveis Leves, Assistente Administrativo e Auxiliar de Linha de Produção.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada atendem diversas áreas tecnológicas da indústria, tais como Automação, Automotiva, Eletroeletrônica, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Saúde e Segurança no Trabalho e Têxtil e Vestuário.