Skaf apresenta equipes de natação e polo aquático do Sesi-SP, reforçadas para Tóquio 2020 - FIESP

Skaf apresenta equipes de natação e polo aquático do Sesi-SP, reforçadas para Tóquio 2020

Atletas da base e vindos de outros clubes se integram aos times da indústria paulista

Graciliano Toni, Agência Indusnet Fiesp

Ladeado por Etiene Medeiros, estrela da natação, e por Rudá Franco, astro do polo aquático, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, apresentou nesta terça-feira (18 de abril) as equipes femininas e masculinas do Sesi-SP dos dois esportes.

Skaf lembrou que o Sesi-SP teve diversos atletas e técnicos participando da Olimpíada do Rio. Agora há um novo ciclo olímpico, planejado parar levar a Tóquio, em 2020, os atletas da indústria. Há reforços como os da equipe masculina de natação, Henrique Rodrigues (competiu nos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio) e Raphael Rodrigues, que estrearam no Sesi-SP este ano.

“Cada vez mais interessa à indústria estimular o esporte”, disse Skaf. E nos próximos 15 dias o Sesi-SP vai anunciar uma novidade que vai ajudar o esporte paulista, revelou, ao dar as boas-vindas a todos, atletas e integrantes das comissões técnicas, à família Sesi-SP. Não sendo uma empresa, mas uma instituição, “o lucro dele [Sesi-SP] é a formação das pessoas”, disse Skaf. Destacou que o Sesi-SP está na direção certa na preparação das pessoas para o futuro, que reserva mudanças importantes nas profissões.

Skaf disse que ter atletas no prédio da Fiesp, em sala em que são discutidos assuntos de interesse do Brasil, como economia e relações exteriores, mostra que a indústria prioriza a educação, na qual o esporte desempenha papel importante. “Esporte educa. Une, disciplina, é saúde”, disse. E é preciso estimular a prática esportiva nas escolas, o que as do Sesi-SP fazem.

Os atletas contaram sua história, que em muitos casos começou no Programa Atleta do Futuro (PAF), que, explicou Skaf, aproveita a infraestrutura e a metodologia do Sesi-SP para, em convênio com as prefeituras, fazer a iniciação esportiva. São mais de 200 cidades e 100.000 alunos inscritos.

O resultado do que é feito na base aparece com a presença de atletas nela formados nas equipes principais, disse o presidente da Fiesp e do Sesi-SP. “É muito bom ver caras novas.”

>> Ouça boletim sobre a natação e o polo aquático do Sesi-SP

Alexandre Pflug, diretor de Qualidade de Vida do Sesi-SP, destacou que as 48 piscinas semi-olímpicas da entidade são aquecidas, o que estimulou a natação. Depois foi construída uma piscina oficial de polo aquático, no Sesi Vila Leopoldina, a única da América Latina. O projeto para a natação de alto rendimento começou em 2012, com vistas ao Rio 2016. Inovou ao montar primeiro uma equipe feminina. Agora a equipe está completa, explicou Pflug, com a formação do masculino, para o ciclo 2020.

É difícil a formação esportiva em polo aquático, o que o Sesi-SP faz – e também em luta olímpica e triatlo, destacou Pflug.

Fernando Vanzella, técnico de natação do Sesi-SP, destacou o planejamento e a visão de longo prazo da entidade, que ajudam a preparação. Ele contou a experiência de sua equipe em torneio, no Arizona (EUA), do qual voltaram um dia antes da apresentação. Com 4 finais por prova, a competição permite a 32 atletas a disputa. Daynara de Paula, que participou do torneio, respondendo a uma pergunta de Skaf, disse que o nível da competição é alto, com a participação de finalistas olímpicos.

O time feminino de polo aquático, explicou o técnico André Avallone, não participou da apresentação, porque estava no percurso de volta de um treinamento na Argentina.

Paulo Skaf com as equipes de natação e com o time de polo aquático masculino do Sesi-SP. Foto: Ayrton VIgnola/Fiesp

Paulo Skaf com as equipes de natação e com o time de polo aquático masculino do Sesi-SP. Foto: Ayrton VIgnola/Fiesp

 

Equipe de natação:

ETIENE Pires de Medeiros – atleta olímpica

DAYNARA de Paula – atleta olímpica

HENRIQUE Cavalcante Rodrigues – atleta olímpico (nova contratação)

RAPHINHA (Raphael Oliveira Rodrigues) – nova contratação

Matheus Ferreira de Moraes GOUNCHE – nova contratação

BIA (Beatriz Lima e Silva) – nova contratação

AUGUSTO Briguenti de Souza – nova contratação

BRYAN Cristopher Alves – atleta juvenil do Sesi-SP, vindo do PAF Osasco

Maria AMÁLIA Zanetti Verzola

FERNANDINHA (Fernanda Ribeiro Bernardo)

ESTEVÃO Vital Hornos

PIRU (Henrique de Sá Pereira)

LARI (Larissa Maria Lira de Oliveira)

PRI (Priscila Souza)

DANI (Daniella de Godoy Camargo)

MAMUTE (Daniel Mendes Silva Matheus Santos)

Gabriela PIZANI de Almeida

CLARISSA Rodrigues

SABRINA Jacob Todão

 

Equipe de polo aquático: 

RUDÁ Franco – Capitão da Equipe

CIRILO (Anderson Ferreira)

ARTHUR Salgado

PEDRINHO (Pedro Borges)

BRAGA (Bernardo Reis)

BETO (Roberto Freitas)

Marco Goes JUNIOR

Atletas do Pólo que eram da equipe juvenil do Sesi-SP vindos do PAF:

Gabriel BELLIO – PAF São Paulo capital

MATHEUZÃO (Matheus Junqueira) – PAF Ribeirão Preto

WENDEL Pereira – PAF Ribeirão Preto

Gabriel SOJO – PAF Ribeirão Preto

MARCOS PAULO Pedroso – PAF Ribeirão Preto

CARINHA (Wagner Fagundes) – PAF São Caetano do Sul

VINI (Vinicius Pessin) – PAF Ribeirão Preto