imagem google

Shows gratuitos marcam lançamento do livro ‘Almanaque da Banda Gigante’

Apresentações acontecem sábado e domingo (20 e 21/09) na Praça do Sesc Pinheiros

Agência Indusnet Fiesp

Inspirar e despertar o inventor, o compositor e o improvisador musical que existe em cada um. Essa é a ideia do livro “Almanaque da Banda Gigante”, da Sesi-SP Editora, escrito pela atriz, compositora e multi-instrumentista Lu Lopes, a Palhaça Rubra, com ilustrações de Fábio Yam Gomes Liu.

Para marcar o lançamento do livro, que acompanha do CD “Movimenta o C.E.L.E.B.R.O.”, a Banda Gigante, formada pela Palhaça Rubra, o Palhaço Manjericão (Eugênio La Salvia) e o Palhaço Fonseca (Marco Gonçalves), faz shows neste sábado e domingo (20 e 21/09), às 16h, na Praça do Sesc Pinheiros.

A Banda Gigante também convida artistas para integrarem esses shows de lançamento e, juntos, comporem um repertório humorado para cada dia. No dia 20, sábado, o trio de palhaços recebe o grupo Barbatuques e no dia 21, domingo, contam com a participação especial da cantora e compositora Suzana Salles.

No repertório, músicas compostas pela Banda Gigante, como “Barulhinho”, “Pedro Power” e Bina Beijoca”, além de uma versão de “Não pare na pista” (Raul Seixas/Paulo Coelho). Todas as canções são do CD “Movimenta o C.E.L.E.B.R.O.”, produzido por Arto Lindsay e participações especiais de Arnaldo Antunes e do Grupo Barbatuques.

No almanaque, que integra a série “Aventuras Musicais da Palhaça Rubra”, a Banda Gigante ensina de forma lúdica os leitores a escutarem a música que existe dentro de cada um, utilizando jogos musicais de improviso e dinâmicas intuitivas.

Entre outras dicas, as páginas do livro guiam as crianças por meio de uma viagem sonora, respondendo a questões básicas do ensino musical como “O que é uma letra de música?”, “O que é melodia?”, “Como inventar uma música?”, “O que é música?”, “De que é feita a música?”, “O que é ritmo?”, “O que é harmonia?”, além de dar várias dicas para que, brincando, as crianças possam compor suas próprias canções.

A Banda Gigante é conhecida por unir diferentes estilos musicais, com ingredientes como o humor e a palhaçaria transformando essa mistura em canções originais. Desta maneira, o grupo cria uma relação e um vínculo com a plateia, estimulando o movimento de livre criação e interpretação, o interesse e a curiosidade não só durante a apresentação, mas além dela.

“Chamamos isso de efeito multiplicador da potência criativa. A Banda Gigante percebeu que a música, o improviso e a palhaçaria são ferramentas artísticas que desenvolvem nossos superpoderes humanos”, explica Lu Lopes. A ideia de transformar o trabalho da Banda Gigante num almanaque surgiu justamente pela vontade de expandir o trabalho para além dos palcos. Lu Lopes ressalta que “nos shows, os fãs pediam para ter as músicas, então gravamos o CD. E para nossas ideias chegarem e permanecerem nos lares, nas escolas, dentro das pessoas e onde quer que elas queiram, fizemos também o livro para que elas pudessem ‘brincar’ com a música”.

A autora acrescenta ainda que “no livro, a música é tratada como um brinquedo de alta tecnologia humana, pois o leitor precisa apenas descobrir como funciona musicalmente, não de fora para dentro e sim dentro para fora”.

Serviço:
Shows de lançamento de livro-CD “Almanaque da Banda Gigante”
Dias 20 e 21 de setembro (sábado e domingo), às 16h
Participações especiais: Barbatuques (20/09) e Suzana Salles (21/09)
Praça do Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo/SP
Classificação livre
Entrada gratuita
Telefone para informações: (11) 3095-9400