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Sesi-SP realiza exposição de produtos e serviços no Congresso da MPI

Durante MPI, participante do congresso pôde conhecer melhor o que o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) tem a oferecer para as empresas e indústrias do país

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

Cultura, responsabilidade social, saúde, esporte. É extenso o portfolio de serviços e produtos que o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) oferece para as empresas e indústrias.  Uma variedade que pode ser conferida de perto pelos participantes do Congresso da Micro e Pequena Indústria (MPI), realizado nesta segunda-feira (26/05), no Hotel  Renaissance, em São Paulo. A realização é da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Todos os produtos e serviços aqui oferecidos estão relacionados com a produtividade e com a competitividade das indústrias do país”, explica Alessandro Palma, analista de mercado do Sesi-SP.

Palma trabalha diretamente com o atendimento de empresas. “Nós analisamos as demandas específicas das empresas e as direcionamos para o serviço que elas procuram”.

Palma conta que muitas vezes os empresários não sabem exatamente o que procuram. É nessas situações que ele entra em cena. O objetivo é direcionar qual o serviço ou produto mais adequado àquela demanda.

Um dos serviços mais procurados pelos participantes do MPI é o Diagnóstico Saúde. Na sala de exposições, visitantes aguardavam a sua vez de medir a pressão, checar a glicemia ou conferir seu Índice de Massa Corporal (IMC). Isso tudo para demonstrar como o Sesi-SP pode ajudar na melhoria da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria de São Paulo.

“O Diagnóstico Saúde funciona como um mapeamento completo, através de dados estatísticos, da saúde dos funcionários das empresas”, explica a enfermeira do trabalho do Sesi-SP, Veralúcia Almeida. “Criamos relatórios com os problemas de saúde que diagnosticamos entre os trabalhadores”.

Segundo ela, o Diagnóstico Saúde tem por objetivo oferecer a possibilidade de indústrias desenvolverem projetos que visem o bem-estar e a saúde de seus colaboradores, além de reduzir custos com planos de saúde.

Outro serviço exposto foi a Caixa de Cultura, serviço criado em 1948 pelo Sesi-SP, e que permanece sendo um sucesso até hoje. A caixa disponibiliza livros e publicações para os colaboradores das indústrias. “Antes de a caixa chegar à indústria, há um estudo para a criação do perfil adequado de publicações para atender aos gostos daquele universo de pessoas”, explica Jonatas Nascimento, agente de atividades culturais do Sesi-SP,

Para ele, a iniciativa é benéfica não apenas por difundir a cultura entre os trabalhadores, mas também por criar interação social. “Muitas vezes as amizades são criadas porque as pessoas têm gostos parecidos e apreciam o mesmo livro”, disse.

A inciativa do Sesi-SP foi motivo de comemoração para Maria Luiza Semple, supervisora de Projetos Especiais da Gerência de Responsabilidade Social Empresarial do Sesi-SP. “Esse espaço é importante para divulgar os serviços e produtos que o Sesi-SP tem e que estão à disposição da indústria.”

Segundo ela, a procura de representantes pelos serviços cresce a cada ano. “As micro e pequenas empresas começam a se interessar cada vez mais pelos serviços”, disse.

O Programa de nutrição Alimente-se Bem e o educacional Educação Num Clique também estiveram expostos durante o evento.