imagem google

Sesi-SP promove campanha de saúde auditiva nos dias 27 e 28 de março

Evento tem atrações como um fórum com especialistas e uma instalação interativa na Avenida Paulista

Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542180530Conscientizar a população sobre os riscos do ruído e a importância dos cuidados com a audição. Este é o objetivo do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) com sua primeira campanha de saúde auditiva.

A iniciativa acontece nos dias 27 e 28 de março com diversas atividades , das 9h às 15h, no edifício-sede do Sesi-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, 1313.

Ao longo dos dois dias de campanha, o público em geral pode realizar uma visita monitorada a uma orelha gigante inflável que será montada no recuo em frente ao prédio da Fiesp e do Sesi-SP.

A instalação, um grande túnel interativo que simula uma orelha humana, permite entender o funcionamento da audição.

Ao entrar no túnel, os visitantes – orientados por um fonoaudiólogo – têm a chance de conhecer todas as partes que formam a orelha, sentir a vibração dos menores ossos do corpo (martelo, bigorna e estribo) e visualizar a condução do som da cóclea até o cérebro.

O evento também conta com a medição do efeito da poluição sonora na Avenida Paulista, em São Paulo, em tempo real, por meio de um mapa de ruído.

Debate com especialistas

Na cerimônia de abertura, no dia 27 de março, das 9h às 11h, os participantes podem assistir a uma mesa redonda técnica, mediada pela equipe da gerência executiva de Qualidade de Vida do Sesi-SP.

O debate tem a presença confirmada do professor e mestre Davi Akkerman, presidente da Associação Brasileira para Qualidade Acústica – ProAcústica, sobre o tema “Poluição Sonora Urbana”; da professora doutora Ana Cláudia Fiorini, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Unifesp-EPM, trata das “Perdas Auditivas Induzidas por Níveis de Pressão Sonora Elevados”; e da professora doutora Alice Penna, fonoaudióloga do Cerest/SP e professora dos cursos de especialização em audiologia e saúde do trabalho do Cefac Saúde e Educação, sobre “Programas de Conservação Auditiva”.

O evento é aberto ao público em geral: funcionários do prédio, trabalhadores, graduandos e pós-graduandos da área e demais interessados.

As inscrições para a cerimônia de abertura já estão abertas. Interessados podem confirmar presença enviando uma mensagem para o e-mail jfarkas@sesisp.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG, telefone e instituição. A participação é gratuita.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído é considerado um problema mundial de saúde pública e a segunda causa de poluição que mais afeta o planeta, atrás apenas da poluição do ar.

Com isso, vem crescendo, inclusive em crianças e adolescentes, a incidência da chamada Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (Painpse).

Conheça a programação

Dia 27/03/2014
1. Fórum de abertura
2. Visita monitorada à Orelha Gigante Inflável
3. Projeção do vídeo sobre Audição, do Projeto Homem Virtual, desenvolvido pela Telemedicina, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
4. Medição de ruído e projeção do mapa sonoro local, em tempo real
5. Distribuição, aos participantes da Campanha, de pendrive, no formato da orelha humana, com orientações de Saúde Auditiva

Dia 28/03/2014

1. Visita monitorada à Orelha Gigante Inflável
2. Projeção do vídeo sobre Audição, do Projeto Homem Virtual
3. Medição de ruído e projeção do mapa sonoro local, em tempo real
4. Distribuição, aos participantes da Campanha, de pendrive, no formato da orelha humana, com orientações de Saúde Auditiva.