imagem google
Início do conteúdo

Sesi-SP lança projeto Pedagogia do Exemplo e apresenta Embaixadores do Esporte

Evento no Teatro do Sesi-SP reuniu atletas, técnicos, alunos e pais nesta segunda-feira (19/05)

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

Mais do que incentivar a prática de atividades físicas nas crianças, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) busca, por meio da pedagogia do exemplo, levar aos alunos todos os valores que envolvem o esporte. O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta segunda-feira (19/05), no Teatro do Sesi-SP, com a presença dos atletas e técnicos das equipes de alto rendimento, além de pais e alunos da instituição.

Também foram nomeados os atletas-símbolo de 22 unidades do Sesi-SP e a equipe de embaixadores do esporte, eleitos em cada escola. Esses alunos terão como objetivo incentivar a prática esportiva entre os colegas e disseminar os valores do esporte, como a dedicação, o trabalho em equipe e o saber ganhar e perder.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537562163

Atletas-símbolo e alunos do Sesi-SP serão responsáveis pelo incentivo à prática de esportes. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

O superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni Gonçalves, abriu o evento, falando sobre a influência da prática esportiva na educação. “A gente entende que a educação não pode ficar restrita à escola. Há uma educação muito importante que acontece fora do muro da escola, com a família, a religião e também com o esporte. As pessoas precisam de bons exemplos e o exemplo do atleta vencedor é insubstituível. É uma inspiração para nós.”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537562163

"As pessoas precisam de bons exemplos e o exemplo do atleta vencedor é insubstituível", afirmou o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Um vídeo do projeto mostrou as ações de incentivo ao esporte realizadas pelo Sesi-SP, como o Atleta do Futuro, e trouxe o depoimentos de diversos esportistas. “Um atleta não é feito de sorte. É feito de trabalho duro”, afirmou Verônica Hipolito, atleta paralímpica do Sesi-SP. “Se eu não me dedicar, não vou conseguir bons resultados. E eu quero ser boa naquilo que eu amo.”

Eduardo Carrero, gerente executivo de esportes do Sesi-SP, deu mais detalhes sobre o Projeto Pedagogia do Exemplo e contou como foi a eleição dos embaixadores do esporte. “Os embaixadores poderão aproveitar quatro dimensões do Sesi-SP: a infraestrutura, a dimensão esportiva, a educacional e a das pessoas”, disse o gerente.

Carrero destacou que o esporte do Sesi-SP, no ano passado, alcançou 1.300 conquistas, 325 convocações para seleções e movimentação de mais de 18 mil crianças, segundo ele, “o que dá sustentação ao projeto da Pedagogia do Exemplo”. Ele também apresentou as boas práticas do projeto Try Rugby e homenageou as atletas que participaram do programa Londres 2014, um intercâmbio com atletas de equipes de ligas inglesas.

Ainda durante o lançamento do projeto, o técnico Talmo de Oliveira e a jogadora Suelle, da equipe de vôlei do Sesi-SP, foram homenageados pelas conquistas recentes. Também foi realizada uma apresentação da equipe de rendimento de ginástica artística e palestras com atletas olímpicos e com os técnicos das equipes masculina e feminina de vôlei.

Atletas-símbolo por escola:

. A. E. Carvalho (São Paulo) – Thiago Pereira (natação)
. Catumbi – Pri Daroit (vôlei)
. Cotia – Rafael de Jesus (luta olímpica)
. Cruzeiro – Gustavo Grummy (polo aquático)
. Cubatão – Daniel Plácido (judô)
. Diadema – Bruno Mendonça (judô)
. Guarulhos – Marco Aurélio (atletismo paraolímpico)
. Jacareí – Daynara de Paula (natação)
. Jundiaí – Rudá (polo aquático)
. Mauá – Lucão (vôlei)
. Mogi das Cruzes – Ricardo Pedrosa (goalball)
. Osasco – Aline Ferreira (luta olímpica)
. Santana de Parnaíba – Suelle (vôlei)
. Santo André – Veronica Hipólito (atletismo paraolímpico)
. Santos – Ana Marcela Cunha (natação)
. São Bernardo do Campo – Etiene Medeiros (natação)
. São Caetano do Sul – Tony Azevedo (polo aquático)
. São José dos Campos – Reinaldo Colucci (triatlo)
. Suzano – Daniel Yoshizawa (vôlei sentado)
. Taubaté – Lucarelli (vôlei)
. Vila Leopoldina (São Paulo) – Serginho e Fabiana (vôlei)
. Vila das Mercês (São Paulo) – Murilo (vôlei)