Sesi-SP inaugura escola em Presidente Prudente nesta sexta-feira (13/09)

Além da unidade, será lançada uma nova modalidade dentro do Programa Atleta do Futuro (PAF), o badminton. À tarde, em Paraguaçu Paulista, o tenista Orlando Theodoro da Silva será homenageado como patrono de quadra na Escola Sesi Carlos Arruda Garms

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf, inaugura, nesta sexta-feira (13/09), em Presidente Prudente, no interior paulista, às 9h, a nova escola do Sesi-SP no município. A unidade, que fica na rua Alfa Boscoli, s/nº, no bairro Jardim Vila Real, é mais uma iniciativa no sentido de consolidar o modelo educacional da instituição, sempre com o objetivo de fazer do ensino um aliado do desenvolvimento econômico e social. Até 2014, a meta é construir 70 escolas no estado, das quais 50 do Sesi-SP e 20 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

E tem mais: além da inauguração da escola, a sexta-feira vai ser de lançamento de uma nova modalidade dentro do Programa Atleta do Futuro (PAF), o badminton. A ideia é ampliar as oportunidades de formação esportiva e revelar novos talentos.

Outra atividade programada para o dia é a inauguração de uma quadra poliesportiva na Escola Sesi Carlos Arruda Garms, na cidade de Paraguaçu Paulista. O espaço vai homenagear o atleta Orlando Theodoro da Silva, conhecido como Orlandinho. Ex-jogador de tênis pelo Paraguaçu Tênis Clube, Orlandinho foi campeão por dezessete vezes consecutivas dos Jogos Regionais. E agora será o patrono do espaço dedicado ao esporte na unidade.

Ensino em tempo integral

A nova unidade do Sesi-SP na cidade foi projetada com 16 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, dois laboratórios de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, uma sala multidisciplinar, uma sala de artes cênicas, uma sala de música, uma sala de treinamento, uma sala de atendimento aos pais, cozinha com despensa e refeitório e quadra poliesportiva coberta.

A unidade oferece ensino fundamental em tempo integral, o que permite que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Dos 843 estudantes, 515 serão atendidos no ensino fundamental, sendo 417 matriculados em período integral. A escola também oferecerá ensino médio para 128 alunos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 200.

Neste ano, já foram inauguradas 16 unidades do Sesi nos municípios de Presidente Epitácio, Mococa, Tambaú, Guararapes, Votuporanga, Vinhedo, Americana, Bragança Paulista, Pirassununga, Descalvado, Jacareí, Avaré, Sumaré, Porto Ferreira, Jardinópolis, Lençóis Paulista e duas do Senai-SP, respectivamente, em Ourinhos e Pompéia.

O Sesi-SP desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como sistema Sesi-SP de Ensino que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa. Essa concepção educacional parte da perspectiva de que toda criança ou adolescente é capaz de aprender se lhe forem oferecidas boas situações de aprendizagem. A escola foi construída em terreno com 32,4 mil m².

Badminton

As aulas de badminton são gratuitas e voltadas a crianças e adolescentes da rede e da comunidade em geral. Os participantes devem ter entre 6 e 17 anos. Especificamente para a modalidade, as aulas, oficinas e eventos serão realizados nas escolas do Sesi-SP de Presidente Prudente.

Atualmente, o Programa Atleta do Futuro promove 27 modalidades esportivas, sendo 20 olímpicas. E envolve cerca de 70 mil alunos distribuídos em 106 municípios do estado. Em Presidente Prudente e região são atendidos 15 mil estudantes, em 28 municípios, com a parceria de 29 empresas.

Homenagem em Paraguaçu Paulista

Patrono da quadra esportiva da Escola Sesi Carlos Arruda Garms, em Paraguaçu Paulista, Orlando Theodoro da Silva, o Orlandinho, tem hoje 86 anos e, em sua carreira, também jogou futebol no antigo Clube Primeiro de Maio e basquete, nos anos 40, modalidade que defendeu em competições amistosas e oficiais. A escola fica na Rua Prefeito José Deliberador, 300 no bairro de Vila Athaide. A homenagem está programada para as 15h.

Entretanto, foi como tenista que alcançou seu maior reconhecimento, promovendo nacionalmente o nome do Paraguaçu Tênis Clube e da cidade ao conquistar, por dezessete vezes consecutivas, o título de campeão dos Jogos Regionais.

Hoje, atua em conselhos ou diretorias de entidades e clubes locais. Foi por mais de trinta anos membro do Conselho Deliberativo do Paraguaçu Tênis Clube, participando muitas vezes de sua Diretoria Administrativa.

No campo pessoal, casou-se com D. Maria de Lourdes Cunha Silva. Teve três filhos: Flávia, Flávio e Nanci; e é avô de Vivien, Rodrigo Augusto e Heloisa.