imagem google

Escola Sesi-SP em Avaré homenageia Israel Dias Novaes por sua contribuição à cultura

Escritor, político e presidente vitalício da Academia Paulista de Letras se tornou patrono da escola da instituição na cidade; evento com presença de Paulo Skaf teve assinatura de convênio do Programa Atleta do Futuro

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp, de Avaré

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542212161

O escritor, jornalista e político Israel Dias Novaes (in memorian) tornou-se patrono da Escola Sesi em Avaré. Foto: Divulgação

Para os moradores do município de Avaré, a 250 quilômetros de São Paulo, ele era carinhosamente conhecido como Lalá. Mas o ex-deputado Israel Dias Novaes foi responsável por grandes realizações, como a construção da Ponte Carvalho Pinto, a criação da Comissão Estadual de Literatura e do Conselho Estadual de Cultura. Isso além do posto de presidente vitalício da Academia Paulista de Letras.

Contudo, uma de suas maiores contribuições à sua terra natal foi a doação de seu extenso acervo particular de livros às bibliotecas públicas da cidade, pouco antes de morrer, no ano de 2009.

Agora, seu nome e sua contribuição à educação e à cultura serão eternizados como patrono da escola do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) em Avaré.

A homenagem foi celebrada na tarde desta quarta-feira (09/07), em cerimônia com presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Sesi-SP, Paulo Skaf,  e do prefeito do município, Paulo Dias Novaes Filho, além de representantes da Câmara Municipal de Avaré e do vice-prefeito da cidade de Manduri, entre outras autoridades.

A filha de Israel Dias Novaes, Marina Novaes, agradeceu em nome de toda família. “É uma grande homenagem. Meu pai adorava essa cidade. E a escola é maravilhosa. Eu fiquei surpresa. Com certeza ela dará grandes frutos. E quem sabe não saia daqui grandes escritores?”, comentou.

Motivo de orgulho

O prefeito Paulo Dias Novaes Filho também  enalteceu a trajetória do patrono da escola, que por sinal era seu tio, e que teve contribuição marcante na política, na literatura e na cultura do país. “O fato de Avaré ter uma escola do Sesi é um motivo de orgulho. A homenagem ao patrono é motivo de orgulho também”, afirmou.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542212161

Paulo Skaf e prefeito Paulo Dias Novaes Filho (direita), de Avaré, assinam formação esportiva na cidade. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

O prefeito de Avaré também classificou o Sesi-SP como dono de um sistema de ensino avançado. “Nós temos que aprender com o Sesi.  E agora firmamos a parceria com o Projeto Atleta do Futuro, que estamos iniciando de forma tímida, para ampliar depois”.

O convênio do Programa Atleta do Futuro (PAF) foi assinado, durante a solenidade, pelo presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, pelo prefeito de Avaré e por representante da indústria Arts Fibra.

A parceria garantirá a formação esportiva em natação e judô para 100 crianças e jovens da cidade.