imagem google

Sesi-SP domina prêmios na final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Uma equipe está confirmada para a final nacional, que deve acontecer em outubro na cidade de São Carlos

Felipe Agne, Agência Indusnet Fiesp, de São Bernardo do Campo

Das cinco equipes mais bem colocadas na final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, três ficaram com equipes do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Entre elas, a Sesi Robrótica, de Brotas, que ficou em terceiro lugar e garantiu a vaga na final nacional que ocorre em outubro.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542356651

Equipe de Brotas assegurou vaga para a final nacional. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


A Sesi Robobio, de Presidente Prudente, e a Sesi Robotics School Young, de Ourinhos, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente. A competição aconteceu neste sábado (09/08), no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542356651

Sesi Robotics Schoool Young, de Ourinhos: quinto lugar e prêmio na categoria Dedicação. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Composta pelos estudantes Felipe Miyasaka Silva, Rafael Adão Polaquini, Lucas Geraldo Albertinezzi e João Vinícius de Andrade Macedo, com orientação do instrutor Robson Lourenço, os estudantes atribuem o sucesso à dedicação. “Estudamos muito, investimos em nossa preparação, na construção do nosso robô. Não esperávamos um desempenho tão bom, mas agora é se dedicar mais para a final nacional”, afirmou Rafael Polaquini.

As equipes do Sesi-SP também ganharam todas as premiações nas categorias especiais. O Sesi Tambótica, de Tambaú, recebeu o prêmio de Robustez; o Sesi Robotics School Young ficou com a categoria Dedicação; o Sesi Robotech Catanduva levou o título na Elegância, e o Sei Itapeduíno, de Itapetininga, ficou com a categoria Inovação.

“O Sesi-SP está crescendo na área da Robótica. Este é o segundo ano que participamos. No primeiro ano, não classificamos nenhuma equipe para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Este ano, não só nos classificamos, como ganhamos todos os prêmios nas categorias especiais”, explicou Mário Eugenio Onofre, coordenador da Robótica do Sesi-SP.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542356651

Equipe de Tambaú: prêmio na categoria Robustez. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Hoje, 46 escolas do Sesi-SP investem na preparação de equipes de Robótica. São 140 equipes, cada uma com um instrutor, preparando-se em competições internas para a participação nas disputas de ligas externas de robótica.

Para atuar nesta área, os alunos pesquisam sobre matemática, física, eletrônica e programação em linguagem C. A participação é voluntária.