imagem google
Início do conteúdo

Sesi-SP e Engenheiro Coelho assinam convênio para implantar o ‘Atleta do Futuro’

Parceria, formalizada nesta terça-feira (01/07), beneficia 200 alunos

Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp, de Engenheiro Coelho

Depois de Caconde e Itobi, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), firmou na tarde desta terça-feira (01/07) mais um convênio do Programa Atleta do Futuro (PAF). Desta vez, com a prefeitura de Engenheiro Coelho, município a aproximadamente 168 quilômetros da capital paulista. O programa de formação esportiva beneficiará 200 alunos com a prática de futsal.

O acordo foi firmado pelo diretor de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug, e pelo prefeito Pedro Franco.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537464188

O prefeito Pedro Franco com o convênio assinado em mãos ao lado do diretor de Esportes e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

O PAF contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. De acordo com a prefeitura, a prioridade nesse momento inicial serão as crianças de 6 a 10 anos. Nessa fase, entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

“O objetivo é que elas participem do maior número de modalidades. Assim os instrutores acabam detectando um talento, uma habilidade e estimulando o desenvolvimento em uma habilidade mais adequada às características das crianças˜, explicou Pflug ao conversar com o prefeito.

Franco afirmou que a parceria só agrega para o município. “Sabemos que somos uma cidade ainda pequena. Isso só vem agregar. Vamos sensibilizar qual a vocação das crianças. E isso vai proporcionar várias atividades. Quem sabe, futuramente, não podemos ter alunos disputando as Olimpíadas˜, disse o prefeito.

Pflug sugeriu ainda encontrar uma empresa local para ser madrinha da iniciativa e recomendou promover um evento de lançamento com a presença dos pais dos alunos.

Metodologia

Dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.