imagem google

Sesi-SP de Mauá e de Franca recebem Projeto Ocupação Artística

Obras podem ser visitadas gratuitamente nas duas unidades

Agência Indusnet Fiesp

Duas unidades do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) recebem, no fim do mês de maio, obras do Projeto Ocupação Artística. A entrada para visitar as duas obras é gratuita.

A partir do dia 28 de maio, o Sesi Franca apresenta a obra Jardim das Carpas. Assinada por Camila Mizutani, a intervenção artística, feita no chão do Teatro de Arena da unidade, apresenta um lago repleto de peixes que parecem flutuar sobre o concreto. A obra ficará em cartaz até maio de 2016.

Jardim das Carpas faz referência à tradição japonesa de cultivo de carpas ornamentais, os chamados nishikigois, cujo valor econômico costuma ser avaliado de acordo com as diferentes e exuberantes manchas coloridas estampadas pelo seu corpo. A beleza desses peixes, no entanto, está no fato de que nenhum é igual ao outro. Na cultura oriental a carpa significa sucesso, perseverança e determinação.

Já no Sesi Mauá, a ocupação artística Tchibum! será inaugurada no dia 30 de maio. Assinada pela dupla Pupillas, formada por Mariana Degani e Verônica Alves, a pintura eterniza o ato do mergulho de crianças na água, transmitindo a vivacidade, o movimento e a alegria desse momento.

O trabalho desenvolvido é um site specific, que consiste em obras idealizadas de acordo com as características do espaço a que se destina, neste caso, a caixa de água. As técnicas utilizadas para a execução da obra partem de aguadas coloridas, artifício utilizado com aquarela e transposto para as paredes, apelidado pelo duo de escorrimentos líricos. Esse efeito sobreposto e preenchido por outras camadas é a chave para a criação de uma textura que se poderia chamar de estampa aquática.

Sobre o projeto

Tchibum! e Jardim das Carpas integram o projeto Ocupação Artística no Sesi-SP, no qual espaços diversos, como muros, arquibancadas, jardins e janelas, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências produzidas em diferentes técnicas e materiais. Criado em 2013, o projeto promove o contato do público com novas linguagens, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação.

Serviço

Ocupação Artística no Sesi-SP Mauá – Tchibum!
Local: Sesi Mauá – av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jd. Zaira
Classificação indicativa: livre
Período expositivo: de 30 de maio de 2014 até 29 de maio de 2016 – de segunda a domingo, das 9h às 18h
Informações: (11) 4542-8977
Entrada gratuita

Ocupação Artística no Sesi-SP Franca – Jardim das Carpas

Local: Sesi Franca  – Av. Santa Cruz, 2.870 – Vila Scarabucci
Classificação indicativa: livre
Período expositivo: de 28 de maio de 2014 a 29 de maio de 2016 – de segunda a sexta, das 9h às 18h
Informações: (16) 3712-1600
Entrada gratuita