imagem google

Sesi-SP assina convênio para Programa Atleta do Futuro no munícipio de Potim

Na cidade, 300 alunos de seis a 17 anos terão aulas nas modalidades futebol, futsal e lutas

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp, de Potim

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e a prefeitura municipal de Potim assinaram, no início da tarde desta quarta-feira (16/07), na cidade do Vale da Paraíba, o convênio para desenvolvimento do Programa Atleta do Futuro (PAF) na cidade.

Em Potim, município a apenas dois quilômetros de Aparecida do Norte e a pouco mais de 160 da capital, serão atendidos 300 jovens de seis a 17 anos, nas modalidades futebol, futsal e lutas.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542804466

Alexandre Pflug (camisa azul): "Programa tem objetivo de mostrar a todos a importância do esporte na formação humana dos futuros condutores do país˜. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


O diretor da Divisão de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug, participou da solenidade. Segundo ele, o PAF é uma forma do Sesi-SP atingir um maior número de jovens, com o objetivo de mostrar a todos a importância do esporte na formação humana dos futuros condutores do país. “É um prazer ter mais um município agregado ao programa”, acrescentou.

Na ocasião, o prefeito de Potim, Benito Tomaz, agradeceu a atuação do Sesi-SP. “É um ganho enorme para o nosso município assinar um convênio de qualidade para nossas crianças”, disse.

José Montanaro Júnior, gestor de vôlei do Sesi-SP, também participou da solenidade de assinatura e ressaltou a importância da prática esportiva. “Joguei duas Olimpíadas pela seleção brasileira porque pratiquei esporte desde a escola, com apoio dos pais e dos professores”, disse.

O Programa

Ao todo, o PAF já atende 110 mil alunos em mais de 250 municípios paulistas.

Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.