imagem google

Sesi-SP assina convênio para ‘Atleta do Futuro’ com mais três municípios

Anhembi, Bofete e Itatinga passam a fazer parte do PAF, que incentiva a prática de esportes entre crianças

Guilherme Abati, Agencia Indusnet Fiesp

Nesta sexta-feira (01/08), o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) firmou parceria para desenvolvimento do convênio esportivo Programa Atleta do Futuro (PAF) com três municípios do estado de São Paulo: Anhembi, Bofete e Itatinga.

No início da manhã, a parceira com a cidade de Anhembi foi formalizada, com a assinatura do contrato no gabinete do prefeito do município, Gilberto Tobias Morato. Em Anhembi, 100 crianças do sistema municipal de educação terão aulas de futebol. “Independente do desempenho esportivo dos jovens, o interessante do programa que firmamos agora é a contribuição humanitária para o futuro cidadão”, disse o prefeito.

Para o diretor da Divisão de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug, o PAF é uma oportunidade única para a criança poder escolher o esporte que quer praticar ao longo da juventude.

“Muitas vezes, um jovem que não tem facilidade com futebol acaba desistindo de praticar esportes. Com o PAF, temos vivências em muitas modalidades. Assim ele tem tempo de encontrar sua inclinação esportiva e praticar atividades físicas continuamente”, disse o diretor.

Bofete

Em seguida, foi formado o convênio com a cidade de Bofete, onde 100 alunos terão aulas de futsal. O prefeito, Claudécio Eburneo, agradeceu a oportunidade que o Sesi-SP dá na qualificação da formação de jovens cidadãos.

“Nosso município, muitas vezes, tem dificuldades de atender a todas as necessidades da população. Temos muitos gastos em saúde aqui em Bofete. Um dos inúmeros fatores positivos do PAF é que ele é preventivo, age diretamente na saúde e bem estar das pessoas”, disse Eburneo.

Itatinga

A última assinatura do dia aconteceu na cidade de Itatinga, onde 400 jovens terão práticas em capoeira, futebol, tênis de mesa, futsal e handebol. Na ocasião, Pflug novamente ressaltou a importância de disponibilizar modalidades esportivas variadas para os jovens. “O PAF tem essa inclinação de fugir do padrão. Também ofertamos modalidades diferentes para que toda garotada tenha vontade de aprender”, explicou.

O prefeito Paulo Apolo agradeceu ao Sesi-SP pela iniciativa. “Formação esportiva faz parte da formação de qualquer cidadão do bem. É uma alegria pra Itatinga receber o PAF”.

Sobre o PAF  

Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

O Programa contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas.

A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.  Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.