Sesi-SP apresenta exposição ‘Observadores: fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje’ - FIESP

Sesi-SP apresenta exposição ‘Observadores: fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje’

Iniciativa em exibição no Centro Cultural Fiesp, em parceria com British Council, traz história e costumes do povo da Grã Bretanha nos últimos 80 anos

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

Quem é o povo britânico? Como vivem? Quais os seus costumes? As pistas para responder algumas dessas perguntas podem ser encontradas na exposição Observadores: fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje.  A mostra, inédita no Brasil, foi apresentada a cerca de 200 convidados, entre fotógrafos, artistas, estudantes e empresários, na noite desta segunda-feira (24/09), no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, em São Paulo.

Abertura Exposição Observadores. Foto: Mauren Ercolani/Fiesp

“Nossa intenção é mostrar para aos brasileiros o significado de ser britânico. Como reunimos diferentes fotógrafos e pontos de vistas, há várias respostas para responder essa pergunta”, explica Martin Caiger-Smith, curador britânico da mostra.

Segundo Smith, a exposição reúne 240 imagens de 36 fotógrafos que apontaram suas câmeras para retratar a Grã-Bretanha, seus costumes, caráter e as condições de seus habitantes. “Nesta exposição o público terá a chance de conhecer a história da sociedade britânica e também da própria fotografia”, afirmou.

O brasileiro João Kulcsár, também curador da mostra, destaca o caráter educativo – a mostra oferece aos visitantes uma biblioteca com 20 exemplares de livros que dão um contexto sobre o trabalho realizado pelos fotógrafos. “É muito importante que a exposição provoque nas pessoas esta reflexão do que é ser britânico e a partir daí pense no que é ser brasileiro.”

A exposição Observadores: fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje é uma parceria do Sesi-SP com o British Council e faz parte da temporada UK Season – programação de atividades culturais e educativas do Reino Unido no Brasil.

A exibição fica em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso até o dia 25 de novembro.

Serviço

Exposição: Local: Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
End.: Av. Paulista, 1313 (metrô Trianon-Masp)
Visitação: 25 de setembro a 23 de novembro de 2012
Datas e horários: segunda-feira, das 11h às 20h; terça a sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 19h (entrada até 20 minutos antes do fechamento).
Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7439
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 3146-7405 e 7406

Exposição fica aberta ao público até o dia 23 de novembro de 2012. Foto: Mauren Ercolani