imagem google
Início do conteúdo

Sesi Ipiranga vence torneio internacional de robótica na África do Sul

Equipe levou ainda o primeiro lugar na categoria “Desempenho do Robô”

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

A equipe Sesi Robonáticos, do bairro do Ipiranga, foi a grande vencedora o FLL Open African Championship, torneio internacional de robótica realizado em Johanesburgo, África do Sul. A competição terminou nesta quinta-feira (7/5) com a vitória do time do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), que também conseguiu a primeira colocação na categoria “Desempenho do Robô”.

Outros três times da entidade se destacaram durante as disputas. Na categoria “Inspiração”, o primeiro e segundo lugares ficaram, respectivamente, com os times Sesi Fênix, de Bauru, e Sesi Turbotubies, de Valinhos. A Escola Sesi de Boituva obteve o segundo lugar em “Desempenho do Robô” com a equipe Sesi Mega Snakes.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537398903

Time Sesi Robonáticos, da escola Sesi do Ipiranga. Foto: Divulgação/Fiesp


No último mês, alunos de Birigui (Sesi Big Bang) representaram o Brasil no FLL World Festival, disputado Em St. Louis, nos Estados Unidos. Em julho será a vez dos estudantes de Itapetininga (Sesi ItapêRobota) e de São José do Rio Preto (SesiI Robotic Generation) embarcarem para a Austrália, onde representarão o Brasil no FLL Asia Pacific Open.

O torneio

Na competição, além de construírem e programarem robôs, os alunos elaboram um projeto de pesquisa e criam uma solução inovadora para o problema levantado.

Nesta temporada, que tem como tema World Class, os competidores buscam estratégias para aperfeiçoar a aprendizagem em sala de aula.

Nas escolas do Sesi-SP, os alunos têm iniciação à robótica a partir do primeiro ano. Os trabalhos na área são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática.