imagem google
Início do conteúdo

Senai-SP inaugura oficinas nas áreas de metalurgia, mecânica geral e eletroeletrônica

Novos espaços e ambientes de ensino receberam tecnologia de ponta. A apresentação dos investimentos será realizada com a presença de Paulo Skaf, presidente do Senai-SP e da Fiesp

Agência Indusnet Fiesp 

Referência no estado em programas de capacitação profissional para o segmento de Metalurgia, a Escola Senai de Osasco apresentará nesta terça-feira (01/4), o projeto de modernização e atualização tecnológica das oficinas de metalurgia, mecânica geral e eletroeletrônica. Ao todo, foram aplicados R$ 27,4 milhões para a transformação dos ambientes de ensino.

O evento, que será realizado às 9 horas, contará com presença do presidente do Senai-SP e da Fiesp, Paulo Skaf, e do diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves.

Tecnologia de ponta

A área de metalurgia da unidade  foi totalmente atualizada para atender às demandas do mercado. Foram adquiridos equipamentos automatizados na oficina de fundição e tecnologias de injeção de metal e criados os laboratórios de Nanotecnologia, de Prototipagem Rápida e de Digitalização de Imagem 3D.

A área de soldagem recebeu equipamentos de automatização e robotização e, ainda, houve modernização tecnológica dos laboratórios de microscopia, tratamento térmico, química, ensaios mecânicos e tratamento de superfícies.

Considerado um modelo para a formação de mão de obra especializada para fundição e conservação de obras de arte, o Centro Técnico de Fundição Artística criou um programa de capacitação no exterior e realizou convênio inédito com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O Centro criou réplicas em bronze, numeradas, que utilizaram sofisticados recursos tecnológicos digitais e processos metalúrgicos. E a escola do Senai de Osasco está em negociação para o desenvolvimento de outras quatro réplicas.

Na área de Mecânica Geral, os ambientes pedagógicos receberam máquinas CNC, máquinas de eletroerosão a fio e eletroerosão a penetração, laboratórios de medição a CNC, laboratórios de CAD e CAM, laboratórios de pneumática e hidráulica e novos tornos convencionais, que atendem às novas normas técnicas. A atualização tecnológica também foi estendida ao setor de eletroeletrônica, que recebeu máquinas CLPs e novas tecnologias no laboratório de automação predial.

Capacitação Profissional

O Senai de Osasco oferece cursos de capacitação a jovens que buscam formação para o primeiro emprego, jovens e adultos que procuram qualificação técnica e interessados em formação básica, especialização ou atualização tecnológica, além de curso superior e programas de pós-graduação.

As modalidades de cursos oferecidas são: Aprendizagem Industrial (áreas de mecânica de usinagem, eletricista de manutenção, ferramentaria e modelagem industrial); Técnico (metalurgia e soldagem); Superior (tecnólogo em processos metalúrgicos e pós-graduação na área de soldagem). No ano passado, a escola contabilizou 14.712 matrículas.

Serviço 

Inauguração das Oficinas nas áreas de Metalurgia, Mecânica Geral e Eletroeletrônica na Escola SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”
Data e horário: 1º de abril, terça-feira, às 09h
Local: Senai-SP Osasco (Rua Ari Barroso, 305 – Presidente Altino – Osasco)