imagem google

Senai-SP E Sescoop-SP assinam convênio para capacitar trabalhadores

Iniciativa voltada a cooperativas vai atender mais de 1.300 pessoas

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP) assinaram na manhã desta quinta-feira (11), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), convênio inédito para capacitação de mais de 1.300 trabalhadores e associados de cooperativas.

A iniciativa prevê atender 90 turmas, de 12 a 16 alunos cada, nas áreas tecnológicas de alimentos, automação, eletroeletrônica, logística e refrigeração. O convênio terá duração de um ano e a capacitação poderá ocorrer nas 91 escolas da rede Senai-SP, dependendo das necessidades específicas dos cooperados. A oferta de serviços, portanto, será flexível e personalizada.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542416793

Cerimônia de assinatura de convênio entre o Senai-SP e o Sescoop-SP. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Senai-SP, afirmou que a partir desse convênio as duas entidades vão estreitar suas relações. “Estamos selando uma parceria que será de longa data e muito eficiente para as duas entidades. Existem muitas áreas de convergência entre o Senai-SP e o Sescoop-SP, instituições que são sérias e que podem produzir excelentes resultados com essa união.”

Para Edivaldo Del Grande, diretor presidente do Sescoop-SP, a aproximação cria um novo paradigma. “A intercooperação com o Senai-SP mostra que é possível utilizar racionalmente os recursos já existentes. Vamos ganhar bastante ao usarmos a expertise acumulada pela entidade ao longo de toda sua existência.”
Durante a solenidade, os representantes das duas entidades detalharam outras demandas e serviços que podem ampliar a parceria no futuro.

Walter Vicioni Gonçalves, diretor regional do Senai-SP, falou sobre alguns dos serviços prestados pela instituição na escola de saúde, instalada no bairro da Vila Leopoldina. “Temos tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados na operação e manutenção de equipamentos como os de ressonância magnética, por exemplo. Podemos fazer atendimentos sob medida para os cooperados da área de saúde.” Gonçalves também afirmou que a partir da identificação das diferentes demandas dos cooperados é possível oferecer produtos especializados ao Sescoop.

A grade de cursos ficará disponível no site do Sescoop-SP (www.sescoopsp.coop.br). Entre os cursos que serão oferecidos estão os de padeiro, confeiteiro, manipulação de alimentos, auxiliar de eletricista, auxiliar de eletrônica, operador de empilhadeira, sistema de injeção eletrônica diesel e motor ciclo diesel. Para participar, a cooperativa interessada deve entrar em contato com o departamento de formação profissional do Sescoop-SP, pelo telefone (11) 3146-6200.