imagem google

São Paulo celebra 15 anos de FILE em agosto

Festival brasileiro mostra inovações da arte, ciência e tecnologia há 15 anos em São Paulo e no Rio de Janeiro

Agência Indusnet Fiesp

O Sesi-SP realiza, de 26 de agosto a 5 de outubro, a 15ª edição do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), principal encontro da América Latina sobre arte digital, incluindo instalações interativas, games, animações, video-arte, esculturas. A programação, com entrada gratuita, marca a reabertura da Galeria de Arte do Sesi-SP após reforma de cinco meses – além da modernização do espaço e melhorias na infraestrutura, a galeria também inaugurará sua loja.

O festival ocupará ainda mais três espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, o Espaço Fiesp, a Galeria de Arte Digital Sesi-SP (fachada do prédio) e o Espaço Mezanino. Haverá performances interativas do FILE Metrô na calçada das estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro na primeira semana do evento (de 26 a 31 de agosto).

Os visitantes vão encontrar no FILE:

  • 28 instalações, de 12 países, na Galeria de Arte do Sesi-SP. Os visitantes poderão manipular os sons da floresta Amazônica por meio da réplica de um rio ou caminhar numa esteira de ginástica para movimentar figuras que representam a sociedade. Também poderão ver os sons transformados em luz em outra obra interativa.
  • Obras do famoso festival de arte eletrônica japonês, Japan Media Arts: serão apresentadas várias instalações, vídeos e obras cinéticas.
  • O FILE Metrô contará com performances interativas na calçada das estações do Metrô Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro.
  • O FILE LED SHOW traz, entre outras animações interativas, um vulcão gigante que entrará em erupção em plena avenida Paulista na Galeria de Arte Digital Sesi-SP (fachada do edifício).
  • No Espaço Fiesp estarão os festivais FILE Anima+, FILE Games e FILE Videoarte.
Imagem relacionada a matéria - Id: 1539671321

Visitantes do FILE vão poder ouvir os sons da floresta na instalação The Mamori Expedition. Foto: Divulgação

Para a fundadora e organizadora do FILE, Paula Perissinoto, o objetivo do festival é estimular e promover a produção artística que faz uso da linguagem computacional. “É um evento internacional, temos uma média de 30 a 32 países participantes por ano, selecionados por meio de edital, observando especialmente o uso criativo ou inédito da ferramenta digital”, explica ela, que recebeu mais de 900 projetos no edital deste ano.

Produzir uma exposição como essa na Avenida Paulista é um ponto positivo para público e artistas, na opinião de Paula, que destacou o apoio do Sesi-SP, que recebe o FILE pelo 11º ano.

“A iniciativa do Sesi-SP é muito importante não só para o festival mas para a transformação da linguagem digital no mundo estético cultural”, elogia. “E estar na Paulista é um privilégio para todos: público, artistas e organização. Além de ser de fácil acesso, é gratuito. Um programa onde as pessoas podem chegar, passar duas horas, aprendendo e se divertindo, sem gastar dinheiro.”

Sobre o FILE O FILE é um festival brasileiro de arte e tecnologia que mostra inovações na interconexão entre arte, ciência e tecnologia. Há 15 anos o FILE realiza mostras anuais em São Paulo e no Rio de Janeiro e já realizou edições em várias cidades do Brasil e do mundo. O FILE trouxe pela primeira vez para o Brasil, Estados Unidos e Japão a tecnologia 4K, projeção de filmes em altíssima definição, e a primeira transmissão em tempo real de um filme 4K. Foi responsável ainda pela visita inédita ao Brasil, em 2005, do pesquisador americano Ted Nelson, criador do nome e da ideia de hipertexto e hipermídia.

Serviço

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)
Informações: (11) 3146-7405/ 7406
Classificação indicativa: L – Livre para todos os públicos
Entrada gratuita Exposição (Galeria de Arte do SESI-SP)
Datas e horários: De 26 de agosto a 5 de outubro de 2014 (diariamente, das 10h às 20h)

FILE Anima+, FILE Games e Vídeo Arte (Espaço FIESP) L – Livre para todos os públicos Datas e horários: de 26 de agosto a 7 de setembro de 2014 (diariamente, das 10h às 20h)

FILE LED SHOW (Galeria de Arte Digital Sesi-SP) L – Livre para todos os públicos Datas e horários: de 26 de agosto a 7 de setembro de 2014 (todos os dias, das 20h às 22h – obras interativas, e das 22h às 6h – obras visuais)

FILE Metrô – Performances (calçada das estações de Metrô Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro) L – Livre para todos os públicos Datas e horários: de 26 a 31 de agosto de 2014 (das 12h às 21h)

FILE Workshop (Espaço Mezanino) 16 – Não recomendado para menores de 16 anos Datas e horários: de 26 a 29 de agosto de 2014, das 10h30 às 21h 

Agendamento de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h pelo telefone 3146-7439.

Programação completa e inscrições gratuitas para workshops: www.file.org.br