A rota é de melhora, afirma Skaf em Jundiaí

Presidente da Fiesp e do Sesi-SP assina convênios de formação esportiva com o município e também com Itatiba

Agência Indusnet Fiesp

Durante entrevista nesta sexta-feira (23 de fevereiro) à Rádio Cidade 730 AM, de Jundiaí, o presidente da Fiesp, do Ciesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, afirmou que o Brasil está em rota de melhora. “Estamos na direção correta. Saímos daquele círculo vicioso de menos emprego, menos consumo, menos empresas, tudo indo negativamente, para um círculo virtuoso, de geração de empregos, de consumo, de investimentos.”

Skaf esteve em Jundiaí para assinar convênio do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro (PAF) com o município e também com Itatiba. Na entrevista Skaf explicou o funcionamento do PAF, que aproveita a estrutura já existente nas cidades para implantar a metodologia do Sesi-SP, que fornece uniformes, treina professores e faz a supervisão das atividades. O PAF, destacou, mostra que é possível fazer mais com os recursos existentes.

A parceria prevê atendimento de 250 crianças e adolescentes em Jundiaí, nas modalidades voleibol, handebol e basquetebol. O acordo tem como empresa parceira a Astra S/A Ind. e Com. O convênio de Itatiba, em parceria com a Linfil Linhas e Fios Ltda. atenderá 460 alunos, com a prática de futebol, futsal e voleibol.

Paulo Skaf assinou em Jundiaí convênios do PAF com o município e com Itatiba. Foto: Ayrton VIgnola/Fiesp

O programa Sesi-SP Atleta do Futuro foi criado para estimular a prática esportiva e a cidadania. Além da prática esportiva, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Estrutura

O programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.