imagem google

Retrospectiva 2012 – Ações para inspirar e incentivar o empreendedorismo

Fórum de Empreendedorismo Social, II Concurso de Negócios CJE & Anjos do Brasil e Pocket Jovem Empreendedor 2012 estão entre os eventos que marcaram o ano de 2012

Agência Indusnet Fiesp

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novos profissionais de negócio, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promoveu mais uma edição de seu concurso de negócios e uma série de conferências lideradas por empresários, personalidades políticas e especialistas do Brasil e do mundo, que compartilharam com o público suas próprias experiências e bagagem profissional no quesito empreendedorismo.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544669067

Thiago Cardoso, vencedor com a plataforma web Checkout, recebeu um cheque de R$ 7.000 das mãos do diretor do CJE/Fiesp, Sylvio Gomide

Em junho, o Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) realizou o evento com os 10 finalistas do II Concurso de Negócios CJE & Anjos do Brasil.

O projeto vencedor, selecionado entre mais de 900 inscritos, é a plataforma web Checkout, apresentada pelo jovem Thiago Cardoso. De acordo com Bruno Ghizoni, do CJE, a edição foi um grande sucesso. A iniciativa contou com a parceria dos Anjos do Brasil.


Comitê de Jovens Empreendedores

Em 2012, as reuniões do comitê contaram com a presença de convidados como o vice-presidente da República, Michel Temer, que destacou medidas do governo federal para combater a miséria e a desindustrialização.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544669067

Gordon Clark da Universidade de Oxford participa de encontro na Fiesp. Foto: Egberto Alves

Dentre os convidados internacionais, estavam os professores da Universidade de Oxford, da Inglaterra, Andrew Hamilton e Gordon Clark, que apresentaram um panorama da instituição e uma aula magna sobre o Mundo dos negócios e o meio ambiente na economia global, durante o Ciclo Grandes Universidades.

O arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, também foi um dos convidados. Ele explicou como projetos urbanísticos simples, focados em criatividade, sustentabilidade, baixo custo e agilidade de implantação, podem ajudar a resolver problemas complexos e históricos de uma cidade.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544669067

Antonio Bonchristiano, co-presidente e co-CEO da GP Investiments. Foto: Divulgação.

O CJE recebeu ainda o CEO e fundador da Localiza, Salim Mattar; o engenheiro agrônomo e membro do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, Roberto Rodrigues; o atual sócio da BRZ Investimentos, Ricardo Propheta; o engenheiro elétrico da Poit Engenharia, Wilson Poit; o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto; o Fundador do Sumarino.com e presidente da GP Investiments, Antonio Bonchristiano; e o cofundador da Soap, consultoria especializada em apresentações estratégicas, Rogerio Chequer.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544669067

Sylvio Gomide, durante o Pocket Empreendedor. Foto: Everton Amaro

Outros três eventos ofereceram novas visões aos jovens empresários: o seminário “Mídias Sociais, Colaboração e Empreendedorismo”, que fez parte da Social Media Week, o Pocket Empreendedor 2012 – Inovações por minuto; e o TEDa-Like, conferência com cinco convidados: o escritor Augusto de Franco, o empresário Lito Rodriguez (DryWash), o executivo Carlos Gustavo Filgueiras (Hotel Emiliano), o técnico do Sesi-SP, Giovane Gávio, e a fundadora da Casa do Zezinho, Tia Dag.

O seminário sobre mídias sociais contou com a participação da gerente de contas do Facebook, Maggie Louise Sander, da representante do Mutopo, Marina Miranda, e do advogado e conselheiro da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Paulo Mertz Focaccia.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544669067

Pocket Empreendedor trouxe CEOs de grandes empresas. Foto: Everton Amaro

Já o Pocket teve palestras do CEO do LinkedIn Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, do CEO da Boehringer Ingelheim Brasil, Martin Nelzow, do co-fundador e CEO da Netshoes, Márcio Kumrium, e do fundador do site Veduca, Carlos Souza.