imagem google

Projetos sustentáveis do Senai-SP são expostos na 16ª Semana do Meio Ambiente

Ideias visam a redução de resíduos e otimização de processos industriais

Fernanda Barreira, Agência Indusnet Fiesp

Alunos dos cursos de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) promoveram ao longo desta terça-feira (03/06), no edifício-sede da Avenida Paulista, uma exposição de projetos que visam a redução de resíduos e otimização de processos industriais durante a 16ª Semana do Meio Ambiente, que acontece até 6 de junho.

Um dos projetos expostos foi a Eco lixeira de resíduos têxteis, desenvolvida pelos alunos da Faculdade Senai Antoine Skaf.

Com o objetivo de reciclar os resíduos sólidos da indústria têxtil, a ideia foi apresentada na última edição do Inova Senai, feira tecnológica que em setembro de 2013 reuniu 80 trabalhos desenvolvidos por alunos do Senai-SP no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

A Eco lixeira de resíduos têxteis: inovação e sustentabilidade. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

A Eco lixeira de resíduos têxteis: inovação e sustentabilidade. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

A proposta do projeto é reduzir o impacto ambiental aproveitando matérias-primas da indústria têxtil, de vestuário e, até mesmo, os cones plásticos de linhas, para compor a estrutura da lixeira. “A Eco Lixeira aumenta o clico de vida dos produtos, já que ela mesma pode ser reciclada e reaproveitada”, afirmou Alexandre de Caprio Ferreira, professor do curso Superior e da pós-graduação da Faculdade Senai Antoine Skaf.

Regador sustentável e campainha sem fio

Outro destaque da mostra é o compósito de manta têxtil, que transforma resíduos em um material que mantém as plantas úmidas por mais tempo, sem a necessidade de regar com frequência, além de evitar o acúmulo de água nos vasos, prevenindo contra a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Os alunos do Senai-SP também idealizaram uma campainha para ônibus sem fio. Quando o botão é pressionado, o sistema aciona um chip que emite som e ascende uma luz no painel do motorista, indicando que o passageiro solicitou a parada. As principais vantagens do experimento são a economia na utilização de fios de cobre, maior segurança e o tempo de montagem do sistema, que é reduzido em 95%.

A campainha para ônibus sem fio:  economia na utilização de fios de cobre. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

A campainha para ônibus sem fio: economia na utilização de fios de cobre. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


Arte e consciência

Parceria entre o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o Senai-SP, o Sustent’ARTE é um projeto que incentiva a produção de 15 produtos utilitários e de mobiliário – petisqueira, mesa de centro e lavabo, entre outras peças – com cacos de cerâmica para mosaico. Os principais objetivos são ampliar o reaproveitamento de materiais descartados e transmitir esses ensinamentos para a população.

Projetados por alunos do Senai-SP, esses produtos são apresentados pelo Sesi-SP para moradores de comunidades carentes, que aprendem a fabricá-los para que depois possam comercializar.

Semana do Meio Ambiente

A 16ª Semana de Meio Ambiente é promovida pela Fiesp e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) com o apoio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Senai-SP.

Aberta na segunda-feira (02/06), a Semana tem prosseguimento até sexta-feira (06/06).

>> Confira a programação completa da 16ª Semana de Meio Ambiente da Fiesp