imagem google
Início do conteúdo

Projetos inovadores do Senai-SP são exibidos no Congresso da Micro e Pequena Indústria

Cockpit Simulador de Empilhadeira, consultoria em eficiência energética e design “revolucionário” para interiores de ambulâncias são destaque durante o MPI 2014

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) também marcou presença na edição 2014 do Congresso da Micro e Pequena Indústria (MPI) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No evento realizado nesta segunda-feira (26/05), a instituição expôs no Hotel Renaissance, em São Paulo, projetos inovadores que repensam práticas comuns nas indústrias.

Saiba mais sobre alguns deles:

Cockpit Simulador de Empilhadeira

Criado em parceria com a empresa Zaxistools, o maquinário mantém a ergonomia das empilhadeiras reais, com objetivo de formar operadores qualificados na função.

O projeto já está em fase piloto em três unidades do Senai-SP, em São Bernardo do Campo, Osasco e Jundiaí. E atende nesta fase inicial cerca de 90 alunos.

“O equipamento otimiza custos e potencializa o aprendizado dos futuros trabalhadores, que alternam contato com maquinário real e com o cockpit”, explica Gustavo Oliveira, gerente de projeto da empresa parceira Zaxistools.

“O projeto está à disposição desde novembro de 2013, com previsão de expansão, e gera capacitação harmoniosa entre máquina e aluno”, completa Angela Puhlmann, assessora técnica da Gerência de Inovação e Tecnologia do Senai-SP.


Eficiência Energética

Outro projeto interessante do Senai-SP é o atendimento às empresas para melhoria de eficiência energética.

O engenheiro eletrônico e técnico em ensino, Silvio Luiz Amalfi, da Escola Jorge Mahfuz, em Pirituba, explica muitas das micro e pequenas empresas não são profissionalizadas desconhecem fatos básicos para a redução de gastos com energia.

“Atendemos empresas, prestamos consultoria e fazemos um diagnóstico por meio da utilização de equipamentos de última geração, para a melhoria da eficiência energética da planta de uma indústria, por exemplo”, explica Amalfi.

Segundo ele, as ações do Senai-SP reduzem em média de 20% a 25% dos gastos elétricos de micro e pequenas empresas.


Design Revolucionário

Um dos projetos mais interessantes em exposição foi o “Ambulância”.

Nascido de uma demanda de uma pequena empresa transformadora de interiores de veículos, de São Caetano, o projeto idealizado pelos jovens designers do Senai-SP Guilherme de Carvalho, 27 anos, e Ana Lúcia Domingues, 30, já venceu o Idea Brasil, maior prêmio do design brasileiro, e, atualmente está exposto no Museu Henry Ford, em Nova York.

O projeto repensa a maneira como pacientes, médicos e enfermeiros são transportados dentro das ambulâncias, e também como o material utilizado nos interiores dos veículos. O resultado do projeto é uma ambulância que parece vir do futuro. Além de econômica.

Carvalho explica que o projeto nasceu a partir de entrevistas realizadas com enfermeiros e médicos.  Assim os designers entenderam as necessidades desses profissionais. “Fizemos uma extensa pesquisa”, disse.

Os dois basearam a estrutura do novo design com o polímero “ultra resistente” ABS.

O novo design reduz o peso do veículo em 250 quilos, o que gera redução de gastos com combustíveis e problemas mecânicos.

“O projeto agora está em fase de capacitação e pode revolucionar a maneira como as pessoas pensam as ambulâncias”, conclui Ana Lúcia.