imagem google

‘Atleta do Futuro’ vai atender cerca de 800 crianças e jovens em Vargem Grande Paulista

Alunos entre seis e 17 anos da rede municipal de ensino terão aulas de capoeira, futebol de salão, taekondo e voleibol com professores treinados pelo Sesi-SP

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp, de Vargem Grande Paulista

O Programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), chegou a Vargem Grande Paulista neste sábado (23/09). A parceria para o desenvolvimento do programa esportivo irá atender 796 jovens entre seis e 17 anos.

José Montanaro Júnior, gestor da modalidade de vôlei do Sesi-SP, representou a entidade na solenidade, realizada no Centro de Atendimento ao Idoso do município, localizado a aproximadamente 50 quilômetros da capital.

Montanaro, durante seu discurso, ressaltou a importância de os jovens terem contato com o esporte desde cedo.

“Dediquem-se ao esporte, sem se esquecer dos estudos”, aconselhou ao falar com dezenas de crianças da região presentes. “Sonhem. Não tenho dúvida que o esporte pode mudar a vida de vocês, como mudou a minha”, completou Montanaro.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542738749

Montanaro: "Esporte pode mudar a vida de vocês, como mudou a minha”. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Para o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, o Sesi-SP é uma referência na formação de esportistas e cidadãos. “Esse projeto dará chance para que nossas crianças se destaquem. Só a participação no PAF já torna nossas crianças vencedoras, pois elas terão seu espirito de cidadania desenvolvido durante essa experiência”, disse.

Na visão de Paulo Afonso Gaspar, secretário de Esporte, Educação e Turismo do munícipio, o programa prioriza o esporte, fator que contribui para o crescimento do cidadão. “Acredito que muitas crianças aqui da cidade têm condições de vencer campeonatos e até participar de Olímpiadas”, afirmou.

Segundo Milton Ribeiro, diretor de Esportes de Vargem Grande Paulista, o Sesi-SP entra na “batalha”, ao lado da prefeitura, para melhorar a condição e as perspectivas de vida dos jovens da cidade.

Após a cerimônia, uniformes do PAF fora distribuídos para as crianças.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542738749

PAF atenderá cerca de 800 jovens na cidade. Foto. Tâmna Waqued/Fiesp


O PAF

O programa contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.

Além da prática esportiva com professores capacitados, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.