imagem google

Programa Atleta do Futuro do Sesi-SP: 200 crianças e jovens dedicados ao esporte

Convênio que estabeleceu a medida foi assinado nesta quarta-feira (19/03), em cerimônia na Câmara Municipal da cidade do Vale do Paraíba

Agência Indusnet Fiesp, de Redenção da Serra

Duzentas crianças e jovens de Redenção da Serra, município a 165 quilômetros de São Paulo, no Vale do Paraíba, vão passar a ter outra visão do esporte daqui por diante. Isso porque foi assinado, na manhã desta quarta-feira (19/03), com a prefeitura local, um convênio para o desenvolvimento de formação esportiva do Programa Atleta do Futuro (PAF), do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542782176

Estudantes: animação ao falar da possibilidade de praticar esportes. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

A solenidade de assinatura foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença do presidente do Sesi-SP  e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O prefeito do município, Benedito Manoel de Moraes, e o diretor de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug, também estiveram presentes.

Os estudantes Pedro Lucas do Carmo Carlos (16 anos), Yago Moreira (14) e João Vitor Lobato Porto (14) são alguns dos futuros participantes do PAF em Redenção.

“Estou animado”, disse Pedro. “Esse projeto vai ser bom para nós e para a cidade, os meninos não vão ficar sem fazer nada na rua”, afirmou Yago. “Estou bastante feliz em participar. Acho que isso vai mudar a minha cabeça e a minha saúde”, completou João.

No município serão atendidos 200 alunos, que praticarão futebol e atletismo.

Na solenidade, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP disse que o programa é uma grande oportunidade para que crianças e jovens pratiquem esportes gratuitamente e desenvolvam valores que levarão para a vida toda. Ele brincou com os alunos e até ensaiou passos de marcha olímpica para estimular os alunos.

“Vamos fazer atletismo aqui também, ampliar o convênio”, anunciou o presidente, já que a previsão inicial era ter somente futebol pelo projeto na cidade.

“Estamos na assinatura do convênio de número 193 do PAF”, destacou o diretor de Esportes e Qualidade de ida do Sesi-SP. “O impacto de uma iniciativa assim numa cidade pequena, com pouca oferta de atividades esportivas, como Redenção, é grande”, disse Pflug.

Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e pluralidade cultural, entre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

O programa

Presente em mais de 190 municípios, o Programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla 82.354 participantes entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.

Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas.

A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família.

Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.