imagem google
Início do conteúdo

É possível retomar o crescimento e investimento no setor de construção, diz Luciano Coutinho, do BNDES

Em reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp, presidente do banco afirma que situação do Brasil não é inadministrável

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

É possível, apesar da situação “anômala” da economia brasileira, retomar o crescimento e investimento no setor de construção, afirmou nesta sexta-feira (14/8) o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Ele participou da reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Não podemos negar as dificuldades, mas temos de encará-las de forma realista e afirmativa”, disse Coutinho. “O Brasil tem situações macroeconômicas administráveis. Não há razão para achar que o país está diante de uma situação inadministrável”, completou.

Na reunião com membros do Consic, conduzida pelo presidente do conselho, José Carlos de Oliveira Lima, Coutinho debateu investimentos no setor. “Nós não vamos abandonar o setor da construção. O BNDES não vai cruzar os braços e deixar de prestar naquilo que está ao seu alcance fazer”, afirmou.

Segundo Coutinho, o banco deve manter os desembolsos ao setor de infraestrutura e construção, até R$34 bilhões. “Estamos mantendo, não estamos fugindo. Não crescemos, mas também não retrocedemos. E nas circunstâncias em que estamos vivendo, isso é extraordinário.”

Observatório da Construção

Durante o encontro do Consic, o diretor-titular do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Fiesp, Carlos Eduardo Auricchio, apresentou o novo formato do Observatório da Construção, portal do Deconcic que faz o acompanhamento do setor. O novo Observatório terá uma plataforma de monitoramento de obras. Segundo Auricchio, concluída a fase de testes, a plataforma deve estar disponível no portal do Deconcic em setembro.

O Observatório da Construção deverá fazer intercâmbio de informações com o site da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, graças a Acordo de Cooperação Técnica para estimular o desenvolvimento urbano no Brasil, assinado na quarta-feira (12/8) pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O também diretor do Deconcic Mario William Esper participou da assinatura.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537855246

Reunião do Consic da Fiesp, com a participação de Luciano Coutinho, presidente do BNDES. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp