imagem google
Início do conteúdo

Presidente da Fiesp participa da inauguração do novo prédio do Hospital do Coração

Edifício é voltado principalmente para o atendimento nas áreas de cardiologia, neurologia e oncologia e leva o nome de Adib Jatene, diretor geral da instituição

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, participou, nesta quinta-feira (23/01), da cerimônia de inauguração do Edifício Dr. Adib Jatene, a nova unidade do Hospital do Coração (HCor), no Paraíso, na capital paulista. O complexo, localizado na Rua Desembargador Eliseu Guilherme, atenderá principalmente as áreas de cardiologia, neurologia e oncologia.

Participaram do evento ainda autoridades como o presidente em exercício da república Michel Temer, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a presidente da Associação do Sanatório Sírio, Théa Namour, o superintendente do HCor, Antonio Carlos Kfouri, e o próprio Adib Jatene, diretor geral do hospital.

O novo complexo hospitalar terá 38 apartamentos para internação, um andar exclusivo para quimioterapia e centros especializados em neurologia e oncologia. Isso além de uma sala híbrida cardiovascular e outra de neurologia e neuroradiologia. As salas híbridas permitem a realização de exames e procedimentos mais complexos, como, por exemplo, o uso de GPS cirúrgico para dar mais precisão aos trabalho dos neurologistas.

Da esquerda para a direita: Temer, Jatene, Théa, Alckmin e Skaf na inauguração da placa que dá nome ao hospital. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

A partir da esquerda: Temer, Jatene, Théa, Alckmin e Skaf na inauguração da placa que dá nome ao novo prédio do HCor no bairro do Paraíso, na capital paulista. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


“Vamos trabalhar com os mais avançados recursos em tratamento oncológico”, disse o superintendente do HCor, Antonio Carlos Kfouri. “Adquirir tecnologia é relativamente simples, é a excelência dos nossos colaboradores que nos leva a atender bem os nossos pacientes”.

Kfouri fez questão de destacar o trabalho do homenageado do dia. “Incontáveis são as vidas salvas pelas mãos habilidosas desse cirurgião”.

Para o presidente em exercício da república, Michel Temer, Jatene é um exemplo de líder. “Uma coisa é a liderança formal, outra é a liderança real”, afirmou. “O Jatene não precisa de cargo público para ser saudado como líder”.

Temer, à esquerda, e Jatene: liderança que independe de cargos públicos. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Temer, à esquerda, e Jatene: liderança que independe de cargos públicos. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Lembrando que o prédio inaugurado hoje é o quinto do complexo HCor, Temer disse esperar voltar para a capital paulista em “dez ou quinze anos” para “comemorar a abertura do 10º edifício” da instituição.

Questão de honra

Muito emocionado em seu discurso, com pelo menos duas pausas motivadas pelas lágrimas, Jatene se referiu ao presidente da Fiesp como o líder à frente da “principal entidade empresarial do Brasil” e “membro da comunidade árabe de São Paulo”.

“É altamente confortador, aos 84 anos de vida, ter o meu nome inserido numa obra que honra a colônia a que pertence”, disse o diretor geral do HCor. “Somos todos pioneiros e hoje os nosso filhos oferecem ao país que os acolheu o melhor dos seus esforços”.