Portal Único e ferramentas de gestão são foco de seminário sobre operações de comércio exterior

Evento promovido pelo Derex debateu temas como licenças de importação e controle administrativo

Mayara Baggio, Agência Indusnet Fiesp

Para auxiliar a presença de empresas brasileiras no mercado internacional, o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex) realizou nesta quarta-feira (26 de julho), na sede da entidade, um seminário sobre operações de comércio exterior.

Após a balança comercial brasileira ter fechado o primeiro semestre com o maior saldo dos últimos 17 anos, puxado não apenas pelo agronegócio e pelas commodities industriais, mas pela forte recuperação das exportações de manufaturados, o diretor titular do Derex, Thomaz Zanotto, defendeu que a indústria começa a dar os primeiros sinais de sua importância para a retomada do crescimento econômico do Brasil.

Zanotto destacou como positivo o desenvolvimento do Portal Único de Comércio Exterior, projeto do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que visa uma plataforma digital integrada para facilitar a dinâmica do setor. “Uma iniciativa que dará mais retorno do que qualquer projeto de infraestrutura já realizado no país, afirmou.

Segundo ele, o Derex tem atuado alinhado aos pilares do MDIC e dado ênfase às questões de facilitação de comércio, de regras, de padrões e convergência regulatória, tidas como prioritárias no comércio internacional.

Do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do MDIC, Renato Agostinho explicou que o governo tem encarado o setor como vetor estratégico para uma retomada da economia local.

Um dos principais esforços, de acordo com Agostinho, está concentrado no Portal Único. “Trata-se de um grande projeto para reduzir o tempo e o custo das operações das empresas no exterior”, completou.

O diretor do Decex afirmou que trabalha para que os empresários vejam o setor externo não apenas como uma oportunidade de negócio em momentos de crise, mas como “uma estratégia permanente de inserção e consolidação do país no mercado internacional em tamanho condizente com a importância da nossa economia”.

O evento também foi mediado pelo diretor titular adjunto do Derex, Vladimir Guilhamat. Participaram ainda o coordenador de Normas Operacionais e Assuntos Econômicos do Decex, Rafael Arruda de Castro, o coordenador-geral de Importações do Decex, Maurício Genta Maragni, o chefe da divisão de Operações de Similaridade e de Material Usado do Decex, Hamilton Clovis Miranda de Souza, e o analista de Comércio Exterior da coordenação-geral de Exportação e Drawback do Decex, José Carlos de Assis Junior.

Zanotto, sobre o Portal Único: “uma iniciativa que dará mais retorno do que qualquer projeto de infraestrutura já realizado no país” Foto: Helcio Nagamine/Fiesp