imagem google

Senai de Santos ganha ambiente com simulador para operações portuárias

Rosangela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Paulo Skaf, inaugurou nesta sexta-feira (15/4) o Laboratório de Simulação para Operações Portuárias na escola de Santos, litoral paulista.

Skaf também inaugurou o Laboratório de Áreas Classificadas por Risco de Explosão e a Oficina de Panificação da escola.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542318333

Presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, realiza teste no simulador. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


As novas áreas pedagógicas intensificam a estratégia da entidade de oferecer estruturas completas para a formação profissional e a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, atendendo de forma específica a demanda por mão de obra qualificada do município e seu entorno.

“Na medida em que temos demanda, vamos ampliando cursos. O principal é as pessoas fazerem o curso e ter emprego. Então, dependendo da demanda de emprego, vamos ampliar o que for necessário”, disse Skaf após visitar as instalações.

Simulador

O Laboratório de Simulação para Operações Portuárias permitirá a capacitação de operadores e auxiliares de movimentação de carga e guindastes portuários e offshore com a utilização de simuladores para a movimentação de contêineres e carga em geral.

O ambiente é composto por uma grande estação para a simulação de operação de guindaste, possibilitando operações bem próximas da realidade. Também é dotado com simuladores das atividades de sinalização das operações de movimentação de carga realizadas pelo auxiliar de operação.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542318333

Simulador de operações portuárias. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


O espaço é complementado por quatro estações portáteis e duas estações de instrução para a inserção de condições ambientais e operacionais do dia a dia. Durante a execução dos exercícios, os simuladores realizam a coleta de dados em tempo real, permitindo relatórios e avaliações precisas dos alunos.

“Quem se formar no Senai-SP está pronto para atender as demandas do Porto de Santos ou de qualquer porto no mundo”, afirmou Paulo Skaf.

Petróleo e gás
Outra nova instalação do Senai-SP, o Laboratório de áreas Classificadas por Risco de Explosão permite o treinamento dos profissionais de empresas do setor de petróleo e gás e outros segmentos afins, principalmente o petroquímico, em áreas classificadas, ou seja, atmosferas explosivas, de instalações offshore e onshore.

O principal objetivo do laboratório é qualificar o treinando com competências para a instalação e inspeção de instalações elétricas e de instrumentação.

“Estes novos ambientes são a resposta do Senai-SP  para a necessidade de novos perfis profissionais e novas tecnologias e fundamentam as ações educativas em pesquisa. Para criar esses novos laboratórios, estivemos  na Holanda e conhecemos as últimas tecnologias na área de logística. E na Bélgica buscamos conhecimento na área de Portos”, disse o diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves.

Oficina de Panificação

Também foi inaugurada nesta sexta-feira a Oficina de Panificação e Confeitaria, que tem como objetivo formar profissionais com competências para a fabricação de pães, doces, bolos, biscoitos, tortas, massas folhadas e salgados. Os alunos aprendem a fazer do balanceamento ao acabamento final do produto, além da elaboração de cálculos de encomenda, rendimento e conversão de unidades utilizando máquinas e equipamentos em conformidade com normas, técnicas de higiene, manipulação de alimentos e adequação de normas de segurança.