imagem google
Início do conteúdo

Participantes de iniciativa da Fiesp e do Ciesp visitam Parque Tecnológico da UFRJ

Empresários que cursam aulas do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás (Nagi-PG) assistiram a palestras de especialistas e conheceram o LabOceano

Agência Indusnet Fiesp

Na última sexta-feira (19/09), um grupo de empresários integrantes do programa Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás (Nagi-PG) – resultado de iniciativa da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) – teve a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537378483

Participantes do Nagi-PG realizam visita técnica ao Parque Tecnológico da UFRJ. Foto: colaboração local


Na ocasião, os participantes assistiram às palestras sobre inovação, ministrada pela engenheira Ana Guerreiro, da empresa FMC Tecnology, e sobre a Gestão de Projetos realizada no Centro de Pesquisas da Petrobras, por Eduardo dos Santos, do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).

Eles também tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações do Laboratório de Tecnologia Oceânica (Lab Oceano) que faz parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica do Coppe/UFRJ.

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (CoppeE/UFRJ) possui mais de 2000 projetos já realizados em convênio com a Petrobras, e é referência internacional em pesquisa e desenvolvimento.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537378483

Lab Oceano foi uma das instalações visitadas no Parque Tecnológico da UFRJ. Foto: colaboração Local


Sobre o Nagi-PG

O programa Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás (Nagi-PG) é uma parceria entre a Federação e  o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa vem capacitando indústrias paulistas em Gestão da Inovação.