imagem google
Início do conteúdo

Novos rumos da Arte Contemporânea são debatidos no InteligênciaPontoCom

Evento acontece no Teatro do Sesi-SP, dia 22 de setembro, às 20h. O projeto tem o objetivo de disseminar conhecimentos de forma clara sobre diversos temas da atualidade.

Agência Indusnet Fiesp

A nova conjuntura da arte contemporânea e suas relações com as transformações socioculturais da atualidade estarão em debate no próximo encontro InteligênciaPontoCom, no dia 22 de setembro, no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso.

O bate-papo com o público será conduzido pelo professor e curador português Alexandre Melo e os artistas brasileiros Paulo Climachauska e Vicente de Mello. Eles abordarão o papel da arte como forma de identidade cultural e instrumento social, os dilemas atuais enfrentados pelos artistas, e a nova geografia do mundo das artes e como isso se manifesta nas produções artísticas diversas.

O InteligênciaPontoCom acontece no Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista, 1313. O evento tem entrada gratuita, mas também pode ser acompanhado por transmissão online no site www.sesisp.org.br/online.

Sobre os participantes:

O crítico de arte Alexandre Melo é professor, curador e escritor e também colaborador regular da revista Artforum (NY), tendo assinado diversos programas de rádio e televisão dedicados à arte e à cultura, além de documentários dedicados a artistas portugueses contemporâneos. Melo também é assessor cultural do Primeiro-Ministro de Portugal, estudioso de diversas áreas do conhecimento, desde economia até sociologia.

O artista plástico Paulo Climachauska se formou em História e Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), mas seu interesse por economia e arquitetura o conduziu na escolha pela utilização de contas de subtração para delinear espaços, dialogando com a arte construtiva brasileira. Em suas mais recentes obras, ele aborda a sociedade de consumo, trabalhando com espaços imaginários e também questionando os sistemas de classificação sociais.

O fotógrafo e publicitário carioca Vicente de Mello recebeu o Prêmio Brasília de Artes Visuais, do Museu de Arte Moderna de Brasília,  e é responsável pelo setor de documentação fotográfica das exposições da Coleção Gilberto Chateaubriand que integram o acervo do Museu de Arte Moderna (MAM/RJ). Na década de 1990, atuou como assistente fotográfico e dirigiu sua atividade profissional para a área de reprodução de obras de arte.

A cada mês, um bate-papo

O projeto de debates InteligênciaPontoCom aborda temas de diferentes áreas do saber com o objetivo de promover e aprimorar as trocas de conhecimento de forma clara e eficaz.

Acontece no formato de um bate-papo descontraído entre grandes nomes dos mais variados temas da cultura nacional e o público. Mensalmente, grandes expoentes da música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas e outras manifestações artísticas conversam com o público presencial e on-line, em uma conversa informal no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista.