imagem google
Início do conteúdo

Nota oficial: economia está em recessão e manutenção da taxa Selic é um erro

Nota oficial

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (03/09) a manutenção da taxa básica de juros Selic em 11% a.a.

Para Benjamin Steinbruch, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a manutenção da taxa Selic em 11% a.a. coloca em risco a situação financeira de empresas e trabalhadores. “A divulgação dos resultados do PIB [Produto Interno Bruto] no segundo trimestre confirmou o que todos já sabiam: a economia brasileira encontra-se em recessão. O caso da indústria de transformação é ainda pior, pois a queda do segundo trimestre foi a quarta consecutiva. Os investimentos também mostraram a mesma dinâmica.”

“Por causa do cenário desenhado pelos números do PIB, somado à contínua deterioração da confiança das empresas e dos consumidores, esperávamos um corte na taxa básica de juros, que infelizmente não ocorreu, mantendo o Brasil com a taxa mais elevada do mundo”, afirma Steinbruch.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)