imagem google
Início do conteúdo

Unidade do Senai-SP recebe ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Tereza Campello conheceu trabalho que instituição realiza na formação profissional em parceria com o Pronatec

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

A ministra de Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, visitou, na tarde desta segunda-feira (21/07), a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) “Conde José Vicente de Azevedo“, escola especializada na área de automobilística no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Durante a visita, a ministra conheceu as dependências do local acompanhada pelo presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Senai-SP, João Guilherme Sabino Ometto.

“O Senai-SP de Ipiranga é uma escola de referência mundial no setor de automobilística, com alunos do mundo inteiro e com convênios com as principais empresas da cadeia produtiva”, explicou o diretor da unidade, Fabio Rocha.

Segundo Rocha, a unidade prepara o aluno a enfrentar os desafios do setor automobilístico no Brasil.

A partir da esquerda: Rocha, Ometto e Tereza: Senai-SP é referência em integração com o mercado. Foto: Everton Amaro/Fiesp

A partir da esquerda: Rocha, Ometto e Tereza: Senai-SP é referência em integração com o mercado. Foto: Everton Amaro/Fiesp


A ministra, que conheceu as principais instalações da unidade, as salas de aula e os laboratórios de Funilaria, Hidráulica e Pneumática, Metalografia e Autotronica, falou sobre a evolução do Pronatec durante a visita.

“A parceria entre o Pronatec e o Senai-SP ajuda a levar a formação profissional para cerca de 1 milhão e 300 mil brasileiros de baixa renda”, disse.

Segundo a ministra, o principal desafio do programa é ampliar “ainda mais” a oferta do curso para esse público. Atualmente, o Senai-SP é responsável por 47% das matrículas do programa. Foram 316 mil inscrições somente em 2011 e 2012.

No âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, a unidade do Senai-SP de Ipiranga oferece ao Ministério do Desenvolvimento Social cursos de Mecânico de Motores Ciclo Otto, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Motocicletas, Eletricista de Automóveis, Mecânico de Sistemas de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Rodoviários Pesados, Instalador de Acessórios Automotivos e Mecânico de Freios, Suspensão Direção de Veículos Leves.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.