imagem google

No Acelera Startup, público acompanha case de sucesso da empresa de cosméticos Inoar

Inocência Manoel expôs a trajetória da companhia e falou sobre sua experiência empreendedora

Amanda Viana, Agência Indusnet Fiesp

A empresa Inoar, fabricante de produtos e cosméticos, foi o case de sucesso apresentado na tarde desta quarta-feira (07/05) no Acelera Startup, evento que tem a realização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) por meio do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE).

A palestra foi apresentada pela fundadora da empresa, Inocência Manoel, que expôs a trajetória do empreendimento, diretamente ligado à sua história pessoal.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542303415“Empresa que vai crescer é aquela que se preocupa com os clientes”, disse Inocência em sua palestra. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Nos anos de consolidação da empresa no mercado, Inocência conviveu com as dificuldades a que todo empreendedor está suscetível. “Todo empreendedor pode quebrar, sim, pois é muito difícil acertar de primeira. Um dos segredos de empreendedores que não têm muito dinheiro no começo é saber resistir à queda e não desistir”, disse Inocência.

Na década de 80, o mercado nacional de cosméticos era dominado por marcas importadas, com pouca variedade de produtos e preços muito altos. Nessa época, Inocência montou seu primeiro salão de beleza, buscando por produtos e tratamentos exclusivos preparados por ela mesma, além de inovação e novos investimentos. “Quando você acredita muito em uma coisa, você dedica quase todo o seu tempo para esse sonho, esse objetivo.”

A transformação constante do mercado de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria pede um olhar criativo sobre o mercado, para ser possível se destacar entre tantas outras empresas deste setor, diferencial que, segundo Inocência, faz da Inoar uma empresa pioneira e inovadora.

“Inovar é olhar para algo e questionar as suas utilidades, é ter um olhar diferente e criativo, que vai fazer a diferença em seu negócio”, sublinhou. De acordo com a empresária, a Inoar lança produtos por meio de pesquisas e de observação, pois se coloca no lugar do cliente.

Sobre a relação com seu público, a empresária acredita ser bastante importante estar em contato direto com a clientela e estabelecer uma relação de confiança. “A empresa que vai crescer é aquela que se preocupa com os clientes. Uma empresa sólida tem de ter um canal direto com o consumidor, para que ele possa confiar nela.”

Segundo Inocência, a Inoar é uma empresa que busca por uma nova identidade empresarial, que não visa apenas o lucro individual. “O verdadeiro empreendedor tem que ter em primeiro lugar espírito solidário. Essa nova identidade pede por credibilidade, não existe legado maior do que este; algo que o dinheiro não compra”, comentou Inocência.

A empresa também atua em ações de responsabilidade social, como o projeto Beleza Solidária, criado em 2010. O projeto atende mulheres de comunidades menos favorecidas, que recebem cursos e produtos tendo em vista darem início ao seu próprio negócio, sendo uma grande oportunidade para fomentar e incentivar o empreendedorismo às pessoas de renda mais baixa.

Sobre o Acelera Startup

O evento acontece nos dias 07 e 08 de maio, na sede da Fiesp, depois de selecionar 200 startups, projetos e/ou ideias cujos empreendedores participam de palestras, mentorias e avaliação individual com investidores. As dez mais bem avaliadas têm a oportunidade de se apresentar para uma banca formada por mais de 50 investidores, com o valor total de investimento disponível em torno de R$ 500 bilhões. Somando as três edições anteriores (2011, 2012 e 2013), o evento já gerou investimentos-anjo de mais de R$ 1 milhão.