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Ministro Mangabeira Unger afirma que Sesi-SP e Senai-SP apontam caminho para o país

Titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência conheceu o modelo educacional das instituições

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE), Mangabeira Unger, visitou nesta quarta-feira (29/7) o Centro de Atividades Gastão Vidigal, do Sesi-SP, e a Escola Senai Mariano Ferraz, ambas na Vila Leopoldina. Ele foi acompanhado pelo superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves.

No Sesi-SP, Unger conheceu a estrutura dos ensinos fundamental e médio, percorreu os laboratórios didáticos e elogiou o modelo de educação adotado pela entidade. “Trata-se de uma experiência exemplar, pois aponta um caminho para o país”, disse o ministro. “Fazer não é o oposto de aprender. As duas coisas podem andar juntas. Não precisamos inventar a partir do nada, mas construir a partir de modelos como os que foram apresentados nas entidades que vocês mantêm”, disse o ministro.

Ele também visitou as instalações usadas para o treinamento das equipes de rendimento de vôlei, natação e polo aquático – uma verdadeira fábrica de medalhas. Atletas do Sesi-SP conquistaram nada menos que 10 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze). Também viu a estrutura pronta para receber a Faculdade Sesi-SP. Sobre o curso superior, o superintendente da entidade, Walter Vicioni, explicou que a faculdade “não vai formar professores de Física, Química ou Biologia, mas um profissional que vai trabalhar com conteúdos de Ciências da Natureza”.

Na Escola Senai Mariano Ferraz, Mangabeira Unger conheceu os laboratórios de Elétrica, Eletrônica, Automação Industrial e as instalações do Núcleo Odonto-Médico-Hospitalar. Também ficou impressionado com a estrutura da escola, que oferece cursos de formação profissional em Aprendizagem Industrial, Técnica, Formação Inicial e Continuada, Superior e Pós-Graduação em diversas áreas tecnológicas.